Este trabalho apresenta o ensino de literatura na Educação Básica através de poesias autorais. Nesse ínterim, é perceptível, no presente projeto, o ensino literário, como também poemas autorais. Dessa forma, nota-se a relevância contextual do ensino - aprendizagem das diversas escolas literárias, bem como os estilos de escritores sagrados na literatura universal e o momento histórico dos períodos literários. Para o desenvolvimento do trabalho, apoiamo-nos numa abordagem de pesquisa qualitativa, tendo em vista conteúdos de livros específicos de literatura, didático, como também de autores consagrados da vertente literária brasileira. É necessário a efetivação deste projeto, já que o seu desenvolvimento aborda o aspecto humanístico, com leitura ao ar livre para mudar um pouco o automatismo da sala de aula. Além disso este projeto visa o bom desenvolvimento da parte intelectual no que tange ao conhecimento que a literatura proporciona, além de incentivar outros estudantes a escreverem poemas de própria autoria. Para efeito de aplicabilidade efetiva deste projeto, temos como referência de campo a unidade educacional, Centro Educa Mais Carlos Magno Duque Bacelar, na qual é ofertado nível de Ensino Médio, na cidade de Coelho Neto – MA, de maneira que se possa inserir os mais amplos aspectos a serem trabalhados na vida do alunado, tais como a dimensão social, psicológica, artística, linguística, dentre outros fatores que integram a totalidade do ser humano.