Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DOCENTE: EDUCAÇÃO PARA NÃO VIOLÊNCIA E PARA OS DIREITOS NA ESCOLA EM PAUTA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O referido trabalho propõe-se a socializar experiências formativas vivenciadas a partir do Projeto de Extensão “Educação para não Violência e para os Direitos” realizado nos anos de 2020 e 2021, bem como, no programa de licenciaturas – Prolicen - 2022 intitulado “Educação para não Violência: articulando formação inicial e continuada de professoras/es no âmbito da Educação Básica”, ambos ligados à UFPB. De forma geral, os projetos tiveram como perspectiva significar e ressignificar conceitos, preconceitos, estigmas e violências na escola, dialogando sobre igualdade e equidade de gênero e a não violência a partir da lógica dos direitos humanos, enfatizando a cultura do respeito às diferenças e de convivência democrática na comunidade escolar. Uma das ações do projeto de extensão foi o curso “Educação para não violência e para o respeito às diferenças na educação infantil”, o mesmo teve como público alvo: Docentes, Psicólogas/os, Assistentes Sociais e Pedagogas/os que atuam na área de Orientação ou Supervisão Pedagógica na Educação Infantil na rede município de ensino. No Prolicen realizamos intervenções práticas em uma escola pública em duas turmas de 5º ano do ensino fundamental envolvendo alunas/os e professoras. Alguns passos dados na escola: a) diagnóstico das demandas existente no “chão” da escola, referentes às temáticas do projeto, através de entrevistas com as professoras e observações da/na sala de aula; b) planejamento das ações envolvendo as/os acadêmicas/os e as professoras da educação básica; c) intervenção nas aulas a partir do planejamento. Tomamos como referência teórica Louro (2003), Junqueira (2015), Cruz (2009), Seffner (2013), Miranda (2010), dentre outras/os. Tratar dessas questões no âmbito escolar é urgente. Demanda confirmada pela busca constante de profissionais da educação por formação continuada que possibilite momento de diálogo e aprofundamento dos conhecimentos nessas temáticas, na perspectiva de qualificar as ações-reflexões-ações, bem como, é urgente a presença desses conhecimentos na formação inicial.

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