O presente artigo analisa a inclusão da educação para as relações étnico-raciais no espaço escolar e a importância das temáticas relacionadas para a construção de um novo olhar sobre a formação da sociedade brasileira, que, advém da miscigenação dos povos indígenas, africanos e europeus e acaba tornando o Brasil um país tão diversificado. A metodologia constituiu-se inicialmente em um levantamento bibliográfico sobre o tema abordado trazendo uma breve análise da aplicação da lei 10.639/03 que transmudou obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro- brasileiras nas escolas de Educação Básica das redes pública e privada do país, bem como, a lei 11.645/08 que acrescenta a obrigatoriedade do estudo da História Indígena, corroborando com os autores, Coelho (2012), Gomes (2001;2005), Oliveira (2006), entre outros, que abordam o tema em tela. Ademais, foi realizado uma entrevista semi-estruturada com a diretora da Escola Estadual Indígena Antônio Gomes, da Aldeia Indígena Potiguaras, do município de Novo Oriente-Ce, sobre como a temática é trabalhada e sua importância no âmbito escolar. Desse modo, apartir dos estudos e pesquisas realizadas, foi possível perceber a importância da educação para as relações étnico- raciais na escola, proporcionando aos alunos saberes e reflexões acerca de sua história e identidade.