Este trabalho propõe identificar como estudantes de 3ª série do Ensino Médio lidam com a proximidade do final do ciclo da Educação Básica. No momento em que estão em vias de terminar essa etapa de ensino, muitos ainda não possuem clareza sobre o que desejam para o futuro e como irão viver sem a obrigatoriedade de estarem todos os dias na escola. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa de levantamento com estudantes de duas turmas de 3ª série do Ensino Médio de uma escola em tempo integral situada em Fortaleza-Ceará. Questionamos os jovens sobre como foi a experiência enquanto estudante de ingressar no Ensino Médio durante a pandemia de COVID-19, no período em que as aulas eram remotas, e como fizeram para recuperar as aprendizagens desse período. Perguntamos ainda como foi cursar o Ensino Médio em uma escola em tempo integral e quais as expectativas que possuem para o futuro. Buscamos, assim, identificar como se configuram os projetos de vida desses meninos e meninas, amparados em Araújo, Arantes e Pinheiro (2020) e Estanislau e Bressan (2014), que refletem sobre a construção de projetos de vida pelos jovens brasileiros e sobre a saúde mental no ambiente escolar. Concluímos que a escola teve um papel significativo na vida desses jovens, contribuindo para a construção de vínculos entre eles e os outros atores que convivem nesse espaço, bem como no direcionamento para projetarem suas ideias acerca do futuro, colaborando na construção de seus projetos de vida e na definição dos passos que pretendem dar ao finalizar o Ensino Médio.