Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BINGO COMO RECURSO DE ENSINO EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDO DE FUNÇÃO AFIM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100928
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8538
    "inscrito_id" => 25328
    "titulo" => "BINGO COMO RECURSO DE ENSINO EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDO DE FUNÇÃO AFIM"
    "resumo" => "A Educação Matemática, desenvolvida ao longo dos anos, desempenha um papel fundamental na formação dos indivíduos, proporcionando-lhes habilidades e conhecimentos essenciais para compreender e lidar com os desafios do mundo contemporâneo. Impulsionada pela incorporação de novas metodologias de ensino, a maneira como a matemática é ensinada e aprendida tem evoluído ao longo dos anos. Dentre tantas possibilidades metodológicas, a Sequência Didática (SD) tem se mostrado uma estratégia de ensino com vistas na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem na disciplina de Matemática. Este trabalho tem como objetivo discutir acerca dos resultados do desenvolvimento de uma SD com a utilização de um jogo, explorando o conteúdo Função Afim. O estudo foi referenciado por leituras exploradas durante o percurso do Módulo II do Programa Residência Pedagógica, que tratavam sobre aprendizagem e estratégias de ensino (Gonçalves; Lima, 2020; Monteiro; Silva, 2019, Zabala, 2014, Grando 2004). Trata-se de relato de experiência, de abordagem qualitativa que ocorreu em uma turma de 1º ano do Ensino Médio, durante 7 aulas. Para apresentação e desenvolvimento do conteúdo, com auxílio de slides foram realizadas aulas expositivas para compreensão e exploração de conceitos, bem como a utilização do software de geometria dinâmica, Geogebra. Além desses recursos, o Bingo das Funções foi usado como recurso didático para reforçar a aprendizagem do conteúdo de Função Afim. Verificou-se resultados favoráveis quanto às estratégias metodológicas empregadas na SD, tendo em vista que a maioria da turma demonstrou compreensão do conteúdo e interesse em participar das atividades propostas. Observa-se que a utilização do bingo foi uma alternativa favorável que pode incentivar e facilitar a aprendizagem matemática, estimulando o desenvolvimento da capacidade de pensar, refletir, analisar e compreender conceitos matemáticos. Conclui-se que o uso de jogos em uma SD pode auxiliar na aprendizagem do aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID25328_TB8538_04102023183238.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA MARIA MATEUS FERINO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA"
    "autor_email" => "andressamaria12344@gmail."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100928
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8538
    "inscrito_id" => 25328
    "titulo" => "BINGO COMO RECURSO DE ENSINO EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDO DE FUNÇÃO AFIM"
    "resumo" => "A Educação Matemática, desenvolvida ao longo dos anos, desempenha um papel fundamental na formação dos indivíduos, proporcionando-lhes habilidades e conhecimentos essenciais para compreender e lidar com os desafios do mundo contemporâneo. Impulsionada pela incorporação de novas metodologias de ensino, a maneira como a matemática é ensinada e aprendida tem evoluído ao longo dos anos. Dentre tantas possibilidades metodológicas, a Sequência Didática (SD) tem se mostrado uma estratégia de ensino com vistas na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem na disciplina de Matemática. Este trabalho tem como objetivo discutir acerca dos resultados do desenvolvimento de uma SD com a utilização de um jogo, explorando o conteúdo Função Afim. O estudo foi referenciado por leituras exploradas durante o percurso do Módulo II do Programa Residência Pedagógica, que tratavam sobre aprendizagem e estratégias de ensino (Gonçalves; Lima, 2020; Monteiro; Silva, 2019, Zabala, 2014, Grando 2004). Trata-se de relato de experiência, de abordagem qualitativa que ocorreu em uma turma de 1º ano do Ensino Médio, durante 7 aulas. Para apresentação e desenvolvimento do conteúdo, com auxílio de slides foram realizadas aulas expositivas para compreensão e exploração de conceitos, bem como a utilização do software de geometria dinâmica, Geogebra. Além desses recursos, o Bingo das Funções foi usado como recurso didático para reforçar a aprendizagem do conteúdo de Função Afim. Verificou-se resultados favoráveis quanto às estratégias metodológicas empregadas na SD, tendo em vista que a maioria da turma demonstrou compreensão do conteúdo e interesse em participar das atividades propostas. Observa-se que a utilização do bingo foi uma alternativa favorável que pode incentivar e facilitar a aprendizagem matemática, estimulando o desenvolvimento da capacidade de pensar, refletir, analisar e compreender conceitos matemáticos. Conclui-se que o uso de jogos em uma SD pode auxiliar na aprendizagem do aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID25328_TB8538_04102023183238.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA MARIA MATEUS FERINO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA"
    "autor_email" => "andressamaria12344@gmail."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Educação Matemática, desenvolvida ao longo dos anos, desempenha um papel fundamental na formação dos indivíduos, proporcionando-lhes habilidades e conhecimentos essenciais para compreender e lidar com os desafios do mundo contemporâneo. Impulsionada pela incorporação de novas metodologias de ensino, a maneira como a matemática é ensinada e aprendida tem evoluído ao longo dos anos. Dentre tantas possibilidades metodológicas, a Sequência Didática (SD) tem se mostrado uma estratégia de ensino com vistas na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem na disciplina de Matemática. Este trabalho tem como objetivo discutir acerca dos resultados do desenvolvimento de uma SD com a utilização de um jogo, explorando o conteúdo Função Afim. O estudo foi referenciado por leituras exploradas durante o percurso do Módulo II do Programa Residência Pedagógica, que tratavam sobre aprendizagem e estratégias de ensino (Gonçalves; Lima, 2020; Monteiro; Silva, 2019, Zabala, 2014, Grando 2004). Trata-se de relato de experiência, de abordagem qualitativa que ocorreu em uma turma de 1º ano do Ensino Médio, durante 7 aulas. Para apresentação e desenvolvimento do conteúdo, com auxílio de slides foram realizadas aulas expositivas para compreensão e exploração de conceitos, bem como a utilização do software de geometria dinâmica, Geogebra. Além desses recursos, o Bingo das Funções foi usado como recurso didático para reforçar a aprendizagem do conteúdo de Função Afim. Verificou-se resultados favoráveis quanto às estratégias metodológicas empregadas na SD, tendo em vista que a maioria da turma demonstrou compreensão do conteúdo e interesse em participar das atividades propostas. Observa-se que a utilização do bingo foi uma alternativa favorável que pode incentivar e facilitar a aprendizagem matemática, estimulando o desenvolvimento da capacidade de pensar, refletir, analisar e compreender conceitos matemáticos. Conclui-se que o uso de jogos em uma SD pode auxiliar na aprendizagem do aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.