O presente texto buscou discutir acerca das dificuldades de aprendizagem dos alunos matriculados na Rede Municipal de ensino da cidade do Cabo de Santo Agostinho PE. Tal problemática originou-se a partir de observação direta em sala de aula por professoras de Língua Portuguesa, e a queixa escolar ao Atendimento Psicopedagógico que atua na mesma escola. O trabalho teve como objetivo principal o levantamento e a análise dos alunos do 9º ano do ensino fundamental anos finais da rede pública municipal de ensino, com dificuldade de aprendizagem na leitura e na escrita no contexto psicopedagógico. A metodologia utilizada ocorreu através de uma abordagem qualitativa, utilizando a observação direta na coleta de dados. Foram sujeitos da pesquisa duas professores de Língua Portuguesa, os alunos matriculados nas cinco séries do nono ano de 2023, e as duas psicopedagogas do município. A partir da análise dos dados desse estudo foi possível constatar que no total de 174 alunos matriculados nas cinco turmas de nono ano, 40 foram identificados com dificuldade significativa de aprendizagem na leitura e na escrita. O que representa 23% dos alunos no total, tratamos nesse contexto de uma parcela expressiva dos alunos, visto que os mesmos estão em um nível muito abaixo do esperado para sua idade. Frente a esse cenário as psicopedagogas sentiram necessidade de propor um olhar diferenciado na linha de atendimento ao aluno com dificuldades de aprendizagem com uma visão psicopedagógica que trata o aluno em sua individualidade.