Educar implica ressignificar caminhos nas trilhas do contexto educativo. É neste sentido que a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais está implementando uma proposta diferenciada, com vistas a (re) organizar as ações relativas ao processo de ensino e aprendizagem nas escolas estaduais: o PRA (Plano de Recomposição das Aprendizagens). Os dinamizadores/articuladores do processo são os professores efetivos nas diversas áreas da própria rede, selecionados via processo seletivo interno, deslocados de suas unidades para atuar junto aos NGPR – Núcleos de Gestão Pedagógica Regional das Superintendências Regionais de Ensino. Debruçam-se na análise e revisão conjunta das estratégias e metodologias que visam reduzir a defasagem de aprendizado dos estudantes, drasticamente agravada pelo contexto pandêmico, que provocou o afastamento do locos escolar, por dois anos consecutivos. Os elementos subsidiadores e deflagradores das interlocuções são o CRMG – Currículo Referência de Minas Gerais na educação básica e os indicadores educacionais da rede estadual. O PRA se constitui, pois, como um instrumento mitigador das possíveis perdas de aprendizagens e em um recompositor de habilidades necessárias para o pleno desenvolvimento educacional dos discentes. Publicizar as experiências exitosas nesta seara é uma forma de maximizar as potencialidades da proposta.