O objetivo deste artigo é ressaltar a importância do psicopedagogo frente às dificuldades de aprendizagem. Considerando a escola responsável por grande parte da formação do ser humano, o trabalho psicopedagógico na instituição escolar tem como caráter preventivo no sentido de procurar criar competências e habilidades, para solução dos problemas com estas finalidades, e em decorrência do grande número de crianças com dificuldades de aprendizagem que englobam a família e a escola. A intervenção psicopedagógica ganha atualmente espaços nas instituições de ensino. Este artigo surgiu da preocupação existente diante as dificuldades de aprendizagem dos alunos, em que fizesse construir seus próprios conhecimentos por meios de estímulos, tendo o objetivo de fazer uma abordagem teórica-reflexiva sobre a educação e a importância do psicopedagogo diante das instituições escolares. Ao considerarmos a aprendizagem com base nos pilares cognitivos e das emoções fazemos uso dos sentimentos envolvidos na relação professor-aluno. A metodologia utilizada nesta pesquisa se dá através de um levantamento bibliográfico sobre o tema em estudo. Como tipo de pesquisa adotamos a pesquisa explicativa respaldada no método qualitativo. Utilizaremos contribuições de Aquino (1997), Bossa (1994), Patto (1990), Silva (2015) e Vygotsky (1998) entre outros autores. Os resultados apontam que a intervenção psicopedagógica vem ganhando espaço nas instituições de ensino, intensificando a aprendizagem. Portanto, o psicopedagogo contribui como identificador, investigador e qualificador de diferentes problemas que rodeiam a sala de aula.