O presente artigo traz o entrelaçamento da Nota Técnica nº 40, um estudo que “introduz um indicador para mensurar o nível de complexidade de gestão das escolas de educação básica brasileira”, com o Programa de Formação Continuada aos professores candidatos à função de Gestores Escolares da rede pública municipal de ensino de Rio Largo, especificamente, tratando das relações em que a gestão escolar implica sobre as dimensões e competências que os professores devem alcançar para suprir as necessidades dos indicadores da qualidade na educação. Isto posto, trata-se de um estudo de caso, realizado a partir de revisão bibliográfica e documental, utilizando a análise de conteúdo de Bardin em um quadro de indicadores da qualidade na educação, da Ação Educativa (2008) – inspirado na obra de Heloísa Lück “Dimensões da Gestão Escolar e Suas Competências – e de dados estatísticos de alguns dos indicadores educacionais publicados pelo INEP no período de 2015, ano subsequente à divulgação da nota, a 2019, último ano com dados mensurados sobre a problemática. Em seu processo de desenvolvimento, que é de caráter qualitativo, nos guiamos pela perspectiva materialista dialética, a qual pressupõe que “a investigação deve considerar a concretude, a totalidade e a dinâmica dos fenômenos sociais, que não são definidos à priori, mas construídos historicamente”. Portanto, as considerações finais, que nos levam a perceber a necessidade formativa dos professores em gestão escolar, pois ela precisa acontecer de forma democrática para que se faça necessária a participação de todos os sujeitos inseridos no contexto público municipal de educação, é necessitada da colaboração de todos, pois ao longo do tempo, professores das mais diversas áreas manifestaram opiniões acerca da participação para uma democracia mais autônoma, crítica e descentralizadora.