ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA UMA TURMA DE 5° ANO
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10046 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 273 "inscrito_id" => 90 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA UMA TURMA DE 5° ANO" "resumo" => "O presente trabalho configura-se como um relato de experiência, resultado de uma ação didático-pedagógica vivenciada na Escola Municipal Rivanildo Sandro Arcoverde, na cidade de Campina Grande - PB, por alunas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB. Objetivamos demonstrar como o “Projeto Alfabetização e Letramento” desenvolvido na referida escola está contribuindo para o processo ensino - aprendizagem dos alunos, bem como para a nossa formação docente. A partir da observação do cotidiano de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I percebemos a necessidade de intervenções pedagógicas as quais, iniciamos de forma planejada e sistemática, sob a supervisão da professora titular da turma. Para subsidiar nosso estudo, nos respaldamos no aporte teórico sobre letramento e alfabetização defendidos por Magda Soares (2003) e Ângela Kleiman (2007) como aspectos indissoluvelmente e inevitavelmente interligados, sendo que um não substitui o outro, e que assumir como objetivo o letramento no contexto do ciclo escolar implica adotar na alfabetização uma concepção social da escrita, em contraste com uma concepção tradicional que considera a aprendizagem de leitura e escrita como a aprendizagem de habilidades individuais. Ao longo do desenvolvimento do “Projeto Alfabetização e Letramento” estamos dando ênfase ao acompanhamento individual dos alunos que apresentam maiores dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita buscando estimulá-los e orientá-los para que eles consigam ler com compreensão e escrever com autonomia. Vale lembrar que esse projeto encontra-se em andamento, porém, já obtivemos resultados importantes como: dos oito alunos que não sabiam ler e escrever apenas um ainda não consegue fazê-lo com desenvoltura; os alunos estão mais participativos e se comportam melhor em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_14_31_09_idinscrito_90_62f5246868b9da18881819f569cbe23a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JÚLIA DE ARAUJO BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MARIA JÚLIA" "autor_email" => "julia.araujo13@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10046 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 273 "inscrito_id" => 90 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA UMA TURMA DE 5° ANO" "resumo" => "O presente trabalho configura-se como um relato de experiência, resultado de uma ação didático-pedagógica vivenciada na Escola Municipal Rivanildo Sandro Arcoverde, na cidade de Campina Grande - PB, por alunas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB. Objetivamos demonstrar como o “Projeto Alfabetização e Letramento” desenvolvido na referida escola está contribuindo para o processo ensino - aprendizagem dos alunos, bem como para a nossa formação docente. A partir da observação do cotidiano de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I percebemos a necessidade de intervenções pedagógicas as quais, iniciamos de forma planejada e sistemática, sob a supervisão da professora titular da turma. Para subsidiar nosso estudo, nos respaldamos no aporte teórico sobre letramento e alfabetização defendidos por Magda Soares (2003) e Ângela Kleiman (2007) como aspectos indissoluvelmente e inevitavelmente interligados, sendo que um não substitui o outro, e que assumir como objetivo o letramento no contexto do ciclo escolar implica adotar na alfabetização uma concepção social da escrita, em contraste com uma concepção tradicional que considera a aprendizagem de leitura e escrita como a aprendizagem de habilidades individuais. Ao longo do desenvolvimento do “Projeto Alfabetização e Letramento” estamos dando ênfase ao acompanhamento individual dos alunos que apresentam maiores dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita buscando estimulá-los e orientá-los para que eles consigam ler com compreensão e escrever com autonomia. Vale lembrar que esse projeto encontra-se em andamento, porém, já obtivemos resultados importantes como: dos oito alunos que não sabiam ler e escrever apenas um ainda não consegue fazê-lo com desenvoltura; os alunos estão mais participativos e se comportam melhor em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_14_31_09_idinscrito_90_62f5246868b9da18881819f569cbe23a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JÚLIA DE ARAUJO BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MARIA JÚLIA" "autor_email" => "julia.araujo13@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }