O LUGAR POR MEIO DA PAISAGEM: O QUE MINHA PERCEPÇÃO ALCANÇA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10099 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 129 "inscrito_id" => 1135 "titulo" => "O LUGAR POR MEIO DA PAISAGEM: O QUE MINHA PERCEPÇÃO ALCANÇA" "resumo" => "A inovação das aulas é de suma importância para a existência da disciplina, propagando o conhecimento geográfico por meio de projetos pedagógicos desenvolvidos nas séries iniciais e médio, dando novo significado a geografia escolar, se voltar nossos olhares para nossas práticas de ensino em sala, veremos que algo deve ser mudado, pois como é muito discutido: a metodologia não corresponde à realidade dos alunos, assim deixando as aulas enfadonhas, desinteressantes, contribuindo para o fracasso do ensino escolar. Contribuindo certamente para uma desmistificação dos conteúdos de geografia, como também a disciplina como toda. O presente trabalho relata a experiência desenvolvida na turma do 3ª Ano “E” do Ensino Médio, na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortêncio de Sousa Ribeiro, cidade de Campina Grande-PB. Por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID/ CAPES/ UEPB- subprojeto Geografia. Sendo seu principal objetivo mostrar possibilidades de trabalhar na abordagem do tema “o que minha percepção alcança”, por meio das categorias geográficas (lugar e paisagem) que estão diretamente ligadas a vivência do aluno, desarticulando a problemática do ensino descontextualizado na vida escolar. Com metodologias inovadoras que incentiva a criatividade do alunado através do lúdico: registros fotográficos para a confecção de um relato, seja este em forma de paródia, verso, etc. Assim, tendo um mural como prova dos resultados obtidos. Educadores têm de se adaptar, a essa nova geração que já nasceu familiarizada, onde tudo é interativo. A intervenção por meio do PIBID é uma forma de colaborar com as práticas desenvolvidas pelos professores, com o propósito de identificar e solucionar problemas através de metodologias voltadas para a construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID" "palavra_chave" => "CATEGORIA GEOGRÁFICA, METODOLOGIA, LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_20_10_2014_19_06_58_idinscrito_1135_74e5b3151a8096cafa341fc5358eb21f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "POLIANA MARIANO DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "POLIANA ARAÚJO" "autor_email" => "poli-ana@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10099 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 129 "inscrito_id" => 1135 "titulo" => "O LUGAR POR MEIO DA PAISAGEM: O QUE MINHA PERCEPÇÃO ALCANÇA" "resumo" => "A inovação das aulas é de suma importância para a existência da disciplina, propagando o conhecimento geográfico por meio de projetos pedagógicos desenvolvidos nas séries iniciais e médio, dando novo significado a geografia escolar, se voltar nossos olhares para nossas práticas de ensino em sala, veremos que algo deve ser mudado, pois como é muito discutido: a metodologia não corresponde à realidade dos alunos, assim deixando as aulas enfadonhas, desinteressantes, contribuindo para o fracasso do ensino escolar. Contribuindo certamente para uma desmistificação dos conteúdos de geografia, como também a disciplina como toda. O presente trabalho relata a experiência desenvolvida na turma do 3ª Ano “E” do Ensino Médio, na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortêncio de Sousa Ribeiro, cidade de Campina Grande-PB. Por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID/ CAPES/ UEPB- subprojeto Geografia. Sendo seu principal objetivo mostrar possibilidades de trabalhar na abordagem do tema “o que minha percepção alcança”, por meio das categorias geográficas (lugar e paisagem) que estão diretamente ligadas a vivência do aluno, desarticulando a problemática do ensino descontextualizado na vida escolar. Com metodologias inovadoras que incentiva a criatividade do alunado através do lúdico: registros fotográficos para a confecção de um relato, seja este em forma de paródia, verso, etc. Assim, tendo um mural como prova dos resultados obtidos. Educadores têm de se adaptar, a essa nova geração que já nasceu familiarizada, onde tudo é interativo. A intervenção por meio do PIBID é uma forma de colaborar com as práticas desenvolvidas pelos professores, com o propósito de identificar e solucionar problemas através de metodologias voltadas para a construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID" "palavra_chave" => "CATEGORIA GEOGRÁFICA, METODOLOGIA, LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_20_10_2014_19_06_58_idinscrito_1135_74e5b3151a8096cafa341fc5358eb21f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "POLIANA MARIANO DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "POLIANA ARAÚJO" "autor_email" => "poli-ana@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }