O presente artigo refere-se ao Estado da Arte da Etnomatemática - uma tendência da Educação Matemática que busca discutir e conhecer os saberes de grupo culturais e étnicos. A pesquisa é um levantamento bibliográfico de artigos publicados no banco de dados da CAPES e recorte de uma pesquisa em andamento intitulada: A importância da etnomatemática na prática pedagógica de professores de matemática da educação do campo em Humaitá-Am, no Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Humanidades – PPGECH, pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, com objetivo de analisar a importância da etnomatemática na prática pedagógica dos professores de matemática da educação do campo, com recorte temporal de 2015 a 2021, uma pesquisa qualitativa e com descritores: Etnomatemática, Etnomatemática prática pedagógica, Etnomatemática Educação do Campo Contexto Amazonas. Por conseguinte, a partir das análises dos artigos, observou-se que a temática teve um grande crescimento e vem contribuindo de forma significativa concernente à formação professores, a utilização das práticas pedagógicas, e a valorização dos saberes culturais, aproximando da matemática escolar com os saberes culturais.