O presente trabalho é resultado das experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado I em Gestão Escolar, pelos discentes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará-UECE, campus FECLI. A questão norteadora foi: A visão do discente diante das vivências presenciadas por ele no estágio, contribuem no processo de desenvolvimento e aprendizagem? O objetivo foi: analisar como aconteceu o processo de aprendizagem durante o estágio, bem como os desafios e percepções sobre o(a) gestor (a). Assim, a pesquisa oportunizou uma reflexão sobre a formação inicial dos discentes e a relação com a escola no estágio supervisionado. A metodologia aplicada foi de caráter descritivo com base na abordagem qualitativa, que aconteceu por meio da observação e questionário aplicado com os discentes. Os principais resultados foram: O conhecimento sobre a real situação das escolas públicas da educação básica; a falta de direcionamentos do gestor a entender e a se familiarizar com as dimensões da gestão escolar; a importância da efetivação da liderança do gestor para a construção do diálogo com a comunidade escolar; a incompreensão do gestor em relação às especificidades que compõem a gestão escolar. Para o desenvolvimento do trabalho, foram utilizadas contribuições de diferentes autores: Pimenta; Lima (2012); Fazenda (2015); Santos; Spagnolo; Stobaus (2018).