Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TODO EDUCADOR É UM LÍDER? A EXPERIÊNCIA DO WORKSHOP “LIDERENÇA PARA EDUCADORES” NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100262
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7413
    "inscrito_id" => 5575
    "titulo" => "TODO EDUCADOR É UM LÍDER? A EXPERIÊNCIA DO WORKSHOP “LIDERENÇA PARA EDUCADORES” NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Tradicionalmente, o papel de liderança não era atribuído aos educadores. No entanto, com as mudanças na paisagem educacional e as demandas crescentes da profissão docente, esse cenário está mudando rapidamente. Neste contexto, este estudo explora a proposição de que todo educador é um líder, utilizando como ponto de partida a experiência de um workshop intitulado "Liderança para Educadores". Iniciando com uma análise do repertório de um líder, este trabalho questiona a eficácia de um líder sem um repertório robusto e propõe estratégias para a expansão deste. Acreditamos que a liderança eficaz na educação requer um conjunto diversificado de habilidades e competências, que devem ser desenvolvidas continuamente. Em seguida, mergulhamos na inteligência emocional, um aspecto crucial do perfil de liderança. Identificamos os elementos essenciais da inteligência emocional e exploramos como esses elementos podem contribuir para a eficácia do líder na educação. Além disso, discutimos a gestão de conflitos e a importância de transformar conflitos em oportunidades para tomada de decisões construtivas. Conscientizamos que, em um ambiente escolar, é essencial para o educador ser proficientes em resolução de conflitos para promover um ambiente de aprendizagem positivo e produtivo. Posteriormente, analisamos o papel do feedback no contexto educacional, discutindo práticas apropriadas e evitando armadilhas ao fornecer feedback para alunos, professores e equipe de apoio. Reiteramos como o feedback pode ser utilizado de forma eficaz para a construção da disciplina em sala de aula. Finalmente, abordamos os princípios de persuasão e a maneira como o comportamento humano é influenciado ao tomar decisões. Argumentamos que, para ser um líder eficaz, é importante entender e aplicar técnicas de persuasão na prática educacional. Em suma, este estudo destaca a importância da liderança na educação e sugere que todo educador deve se esforçar para se tornar um líder."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID5575_TB7413_04102023230811.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MOYSES DA PAZ BARRETO SOBRINHO"
    "autor_nome_curto" => "MOYSES BARRETO"
    "autor_email" => "moybarreto@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100262
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7413
    "inscrito_id" => 5575
    "titulo" => "TODO EDUCADOR É UM LÍDER? A EXPERIÊNCIA DO WORKSHOP “LIDERENÇA PARA EDUCADORES” NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Tradicionalmente, o papel de liderança não era atribuído aos educadores. No entanto, com as mudanças na paisagem educacional e as demandas crescentes da profissão docente, esse cenário está mudando rapidamente. Neste contexto, este estudo explora a proposição de que todo educador é um líder, utilizando como ponto de partida a experiência de um workshop intitulado "Liderança para Educadores". Iniciando com uma análise do repertório de um líder, este trabalho questiona a eficácia de um líder sem um repertório robusto e propõe estratégias para a expansão deste. Acreditamos que a liderança eficaz na educação requer um conjunto diversificado de habilidades e competências, que devem ser desenvolvidas continuamente. Em seguida, mergulhamos na inteligência emocional, um aspecto crucial do perfil de liderança. Identificamos os elementos essenciais da inteligência emocional e exploramos como esses elementos podem contribuir para a eficácia do líder na educação. Além disso, discutimos a gestão de conflitos e a importância de transformar conflitos em oportunidades para tomada de decisões construtivas. Conscientizamos que, em um ambiente escolar, é essencial para o educador ser proficientes em resolução de conflitos para promover um ambiente de aprendizagem positivo e produtivo. Posteriormente, analisamos o papel do feedback no contexto educacional, discutindo práticas apropriadas e evitando armadilhas ao fornecer feedback para alunos, professores e equipe de apoio. Reiteramos como o feedback pode ser utilizado de forma eficaz para a construção da disciplina em sala de aula. Finalmente, abordamos os princípios de persuasão e a maneira como o comportamento humano é influenciado ao tomar decisões. Argumentamos que, para ser um líder eficaz, é importante entender e aplicar técnicas de persuasão na prática educacional. Em suma, este estudo destaca a importância da liderança na educação e sugere que todo educador deve se esforçar para se tornar um líder."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID5575_TB7413_04102023230811.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MOYSES DA PAZ BARRETO SOBRINHO"
    "autor_nome_curto" => "MOYSES BARRETO"
    "autor_email" => "moybarreto@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Tradicionalmente, o papel de liderança não era atribuído aos educadores. No entanto, com as mudanças na paisagem educacional e as demandas crescentes da profissão docente, esse cenário está mudando rapidamente. Neste contexto, este estudo explora a proposição de que todo educador é um líder, utilizando como ponto de partida a experiência de um workshop intitulado "Liderança para Educadores". Iniciando com uma análise do repertório de um líder, este trabalho questiona a eficácia de um líder sem um repertório robusto e propõe estratégias para a expansão deste. Acreditamos que a liderança eficaz na educação requer um conjunto diversificado de habilidades e competências, que devem ser desenvolvidas continuamente. Em seguida, mergulhamos na inteligência emocional, um aspecto crucial do perfil de liderança. Identificamos os elementos essenciais da inteligência emocional e exploramos como esses elementos podem contribuir para a eficácia do líder na educação. Além disso, discutimos a gestão de conflitos e a importância de transformar conflitos em oportunidades para tomada de decisões construtivas. Conscientizamos que, em um ambiente escolar, é essencial para o educador ser proficientes em resolução de conflitos para promover um ambiente de aprendizagem positivo e produtivo. Posteriormente, analisamos o papel do feedback no contexto educacional, discutindo práticas apropriadas e evitando armadilhas ao fornecer feedback para alunos, professores e equipe de apoio. Reiteramos como o feedback pode ser utilizado de forma eficaz para a construção da disciplina em sala de aula. Finalmente, abordamos os princípios de persuasão e a maneira como o comportamento humano é influenciado ao tomar decisões. Argumentamos que, para ser um líder eficaz, é importante entender e aplicar técnicas de persuasão na prática educacional. Em suma, este estudo destaca a importância da liderança na educação e sugere que todo educador deve se esforçar para se tornar um líder.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.