TODO EDUCADOR É UM LÍDER? A EXPERIÊNCIA DO WORKSHOP “LIDERENÇA PARA EDUCADORES” NA FORMAÇÃO DOCENTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100262 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7413 "inscrito_id" => 5575 "titulo" => "TODO EDUCADOR É UM LÍDER? A EXPERIÊNCIA DO WORKSHOP “LIDERENÇA PARA EDUCADORES” NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Tradicionalmente, o papel de liderança não era atribuído aos educadores. No entanto, com as mudanças na paisagem educacional e as demandas crescentes da profissão docente, esse cenário está mudando rapidamente. Neste contexto, este estudo explora a proposição de que todo educador é um líder, utilizando como ponto de partida a experiência de um workshop intitulado "Liderança para Educadores". Iniciando com uma análise do repertório de um líder, este trabalho questiona a eficácia de um líder sem um repertório robusto e propõe estratégias para a expansão deste. Acreditamos que a liderança eficaz na educação requer um conjunto diversificado de habilidades e competências, que devem ser desenvolvidas continuamente. Em seguida, mergulhamos na inteligência emocional, um aspecto crucial do perfil de liderança. Identificamos os elementos essenciais da inteligência emocional e exploramos como esses elementos podem contribuir para a eficácia do líder na educação. Além disso, discutimos a gestão de conflitos e a importância de transformar conflitos em oportunidades para tomada de decisões construtivas. Conscientizamos que, em um ambiente escolar, é essencial para o educador ser proficientes em resolução de conflitos para promover um ambiente de aprendizagem positivo e produtivo. Posteriormente, analisamos o papel do feedback no contexto educacional, discutindo práticas apropriadas e evitando armadilhas ao fornecer feedback para alunos, professores e equipe de apoio. Reiteramos como o feedback pode ser utilizado de forma eficaz para a construção da disciplina em sala de aula. Finalmente, abordamos os princípios de persuasão e a maneira como o comportamento humano é influenciado ao tomar decisões. Argumentamos que, para ser um líder eficaz, é importante entender e aplicar técnicas de persuasão na prática educacional. Em suma, este estudo destaca a importância da liderança na educação e sugere que todo educador deve se esforçar para se tornar um líder." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID5575_TB7413_04102023230811.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MOYSES DA PAZ BARRETO SOBRINHO" "autor_nome_curto" => "MOYSES BARRETO" "autor_email" => "moybarreto@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100262 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7413 "inscrito_id" => 5575 "titulo" => "TODO EDUCADOR É UM LÍDER? A EXPERIÊNCIA DO WORKSHOP “LIDERENÇA PARA EDUCADORES” NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Tradicionalmente, o papel de liderança não era atribuído aos educadores. No entanto, com as mudanças na paisagem educacional e as demandas crescentes da profissão docente, esse cenário está mudando rapidamente. Neste contexto, este estudo explora a proposição de que todo educador é um líder, utilizando como ponto de partida a experiência de um workshop intitulado "Liderança para Educadores". Iniciando com uma análise do repertório de um líder, este trabalho questiona a eficácia de um líder sem um repertório robusto e propõe estratégias para a expansão deste. Acreditamos que a liderança eficaz na educação requer um conjunto diversificado de habilidades e competências, que devem ser desenvolvidas continuamente. Em seguida, mergulhamos na inteligência emocional, um aspecto crucial do perfil de liderança. Identificamos os elementos essenciais da inteligência emocional e exploramos como esses elementos podem contribuir para a eficácia do líder na educação. Além disso, discutimos a gestão de conflitos e a importância de transformar conflitos em oportunidades para tomada de decisões construtivas. Conscientizamos que, em um ambiente escolar, é essencial para o educador ser proficientes em resolução de conflitos para promover um ambiente de aprendizagem positivo e produtivo. Posteriormente, analisamos o papel do feedback no contexto educacional, discutindo práticas apropriadas e evitando armadilhas ao fornecer feedback para alunos, professores e equipe de apoio. Reiteramos como o feedback pode ser utilizado de forma eficaz para a construção da disciplina em sala de aula. Finalmente, abordamos os princípios de persuasão e a maneira como o comportamento humano é influenciado ao tomar decisões. Argumentamos que, para ser um líder eficaz, é importante entender e aplicar técnicas de persuasão na prática educacional. Em suma, este estudo destaca a importância da liderança na educação e sugere que todo educador deve se esforçar para se tornar um líder." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID5575_TB7413_04102023230811.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MOYSES DA PAZ BARRETO SOBRINHO" "autor_nome_curto" => "MOYSES BARRETO" "autor_email" => "moybarreto@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }