MEDEIROS, Denise Barra et al.. Pibid: uma nova experiência. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/96887>. Acesso em: 23/12/2024 03:18
Estamos vivendo numa época de rápidas transformações culturais e sociais, que nos apontam uma nova forma de conceber o processo educacional, as instituições escolares precisam se reinventar. Para que ocorram mudanças significativas no Sistema Educacional os docentes precisam rever práticas pedagógicas, e a formação em serviço proporciona essa busca de reflexão na ação, ponto de partida para novas formas de ensinar e aprender. Políticas Públicas tem sido implementadas no sentido de melhorar a formação docente, inicial e continuada, uma dessas iniciativas é o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. O PIBID proporciona não só antecipar o vínculo entre estudantes de graduação e as salas de aula da rede pública, mas também uma formação continuada aos professores que atuam como supervisores do Programa na escola, unindo assim Academia e Instituição de Ensino, em busca de uma educação de qualidade nas escolas públicas. O nosso relato de experiência, tem como objetivo descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas no PIBID do Centro Universitário de Valença – UNIFAA, pela supervisora da escola campo e uma acadêmica participante do programa no município de Valença/RJ. As observações aqui descritas e comparadas ao referencial teórico, serão analisadas buscando uma reflexão crítica acerca das práticas pedagógicas realizadas ao longo do Programa, e esperamos, ao final, demonstrar a importância de um trabalho pedagógico reflexivo, contribuindo assim para a formação continuada de docentes e acadêmicos.