Esse trabalho trata-se de um relato de experiência de uma atividade desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Acopiara, em uma escola do território rural do município de Acopiara, Ceará. O trabalho se justifica diante do descarte frequentemente inadequado de resíduos sólidos, tais como, plástico e papel, da ausência de coleta seletiva e do uso indiscriminado de materiais que poluem o meio ambiente, sendo estes causadores de problemas ambientais recorrentes. Contudo, existem inúmeras formas de reduzir esses impactos ambientais provocados pelo descarte inadequado, como, por exemplo, fazer a coleta seletiva, promover a sensibilização da população sobre as questões ambientais, além do uso dos meios de comunicação para transmitir informações ambientalmente corretas. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo proporcionar o contato direto dos alunos da Educação Básica com uma experiência prática de Educação Ambiental, sensibilizando-os sobre a reciclagem. A atividade foi desenvolvida em uma turma de 2ª Série do Ensino Médio e se desenvolveu em duas fases: I) apresentação oral do roteiro da oficina e de conteúdos voltados para a Educação Ambiental e II) oficina para a produção de uma horta vertical. Considera-se que a criação da horta vertical ajudou na participação e interação dos alunos com o ambiente e possibilitou uma melhor compreensão prática sobre as possibilidades de reutilização de materiais diversos, demonstrando a importância de discutir temas ambientais na promoção de uma conduta mais sustentável.