Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PROJETO DE EXTENSÃO MYCODE REALIZADO NO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS MONTES CLAROS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100251
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7398
    "inscrito_id" => 21431
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PROJETO DE EXTENSÃO MYCODE REALIZADO NO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS MONTES CLAROS"
    "resumo" => "A robótica vem se destacando por permitir o desenvolvimento de projetos educacionais por meio da construção e manipulação de robôs, em um ambiente de aprendizagem atrativo e dinâmico. Este projeto tem como objetivo avaliar se uma metodologia de ensino que faz uso de um Kit de robótica educacional de baixo custo ameniza as dificuldades apresentadas por alunos iniciantes em programação. A metodologia de ensino e o Kit serão desenvolvidos ao longo deste trabalho, e aplicados aos estudantes do ensino fundamental da rede Estadual e Municipal da cidade de Montes Claros. A metodologia de ensino é dividida em três etapas, que devem ser executadas de forma sequencial. A primeira etapa envolve atividades sem o uso de equipamento eletrônico, enquanto a segunda e a terceira etapa são feitas com uso de computador e equipamento robótico. A opção metodológica deste projeto de pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa e utiliza procedimentos técnicos da pesquisa de campo, visando a descrever os efeitos produzidos pela metodologia de ensino e pelo kit de robótica educacional. A avaliação da metodologia de ensino foi realizada a partir dos dados coletados por meio da observação do professor e do questionário aplicado aos estudantes. Embasando-se nos resultados obtidos, pode-se dizer que o objetivo da pesquisa, ainda que com poucos participantes, foi alcançado, visto que um kit de robótica educacional de baixo custo mostrou-se eficaz em amenizar as dificuldades apresentadas por alunos iniciantes em programação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21431_TB7398_20112023191410.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA CAIAFFA FARIA VIEIRA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "Rafaela Caiaffa"
    "autor_email" => "rafaela.caiaffa@ifnmg.edu"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100251
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7398
    "inscrito_id" => 21431
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PROJETO DE EXTENSÃO MYCODE REALIZADO NO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS MONTES CLAROS"
    "resumo" => "A robótica vem se destacando por permitir o desenvolvimento de projetos educacionais por meio da construção e manipulação de robôs, em um ambiente de aprendizagem atrativo e dinâmico. Este projeto tem como objetivo avaliar se uma metodologia de ensino que faz uso de um Kit de robótica educacional de baixo custo ameniza as dificuldades apresentadas por alunos iniciantes em programação. A metodologia de ensino e o Kit serão desenvolvidos ao longo deste trabalho, e aplicados aos estudantes do ensino fundamental da rede Estadual e Municipal da cidade de Montes Claros. A metodologia de ensino é dividida em três etapas, que devem ser executadas de forma sequencial. A primeira etapa envolve atividades sem o uso de equipamento eletrônico, enquanto a segunda e a terceira etapa são feitas com uso de computador e equipamento robótico. A opção metodológica deste projeto de pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa e utiliza procedimentos técnicos da pesquisa de campo, visando a descrever os efeitos produzidos pela metodologia de ensino e pelo kit de robótica educacional. A avaliação da metodologia de ensino foi realizada a partir dos dados coletados por meio da observação do professor e do questionário aplicado aos estudantes. Embasando-se nos resultados obtidos, pode-se dizer que o objetivo da pesquisa, ainda que com poucos participantes, foi alcançado, visto que um kit de robótica educacional de baixo custo mostrou-se eficaz em amenizar as dificuldades apresentadas por alunos iniciantes em programação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21431_TB7398_20112023191410.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA CAIAFFA FARIA VIEIRA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "Rafaela Caiaffa"
    "autor_email" => "rafaela.caiaffa@ifnmg.edu"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A robótica vem se destacando por permitir o desenvolvimento de projetos educacionais por meio da construção e manipulação de robôs, em um ambiente de aprendizagem atrativo e dinâmico. Este projeto tem como objetivo avaliar se uma metodologia de ensino que faz uso de um Kit de robótica educacional de baixo custo ameniza as dificuldades apresentadas por alunos iniciantes em programação. A metodologia de ensino e o Kit serão desenvolvidos ao longo deste trabalho, e aplicados aos estudantes do ensino fundamental da rede Estadual e Municipal da cidade de Montes Claros. A metodologia de ensino é dividida em três etapas, que devem ser executadas de forma sequencial. A primeira etapa envolve atividades sem o uso de equipamento eletrônico, enquanto a segunda e a terceira etapa são feitas com uso de computador e equipamento robótico. A opção metodológica deste projeto de pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa e utiliza procedimentos técnicos da pesquisa de campo, visando a descrever os efeitos produzidos pela metodologia de ensino e pelo kit de robótica educacional. A avaliação da metodologia de ensino foi realizada a partir dos dados coletados por meio da observação do professor e do questionário aplicado aos estudantes. Embasando-se nos resultados obtidos, pode-se dizer que o objetivo da pesquisa, ainda que com poucos participantes, foi alcançado, visto que um kit de robótica educacional de baixo custo mostrou-se eficaz em amenizar as dificuldades apresentadas por alunos iniciantes em programação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.