A robótica vem se destacando por permitir o desenvolvimento de projetos educacionais por meio da construção e manipulação de robôs, em um ambiente de aprendizagem atrativo e dinâmico. Este projeto tem como objetivo avaliar se uma metodologia de ensino que faz uso de um Kit de robótica educacional de baixo custo ameniza as dificuldades apresentadas por alunos iniciantes em programação. A metodologia de ensino e o Kit serão desenvolvidos ao longo deste trabalho, e aplicados aos estudantes do ensino fundamental da rede Estadual e Municipal da cidade de Montes Claros. A metodologia de ensino é dividida em três etapas, que devem ser executadas de forma sequencial. A primeira etapa envolve atividades sem o uso de equipamento eletrônico, enquanto a segunda e a terceira etapa são feitas com uso de computador e equipamento robótico. A opção metodológica deste projeto de pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa e utiliza procedimentos técnicos da pesquisa de campo, visando a descrever os efeitos produzidos pela metodologia de ensino e pelo kit de robótica educacional. A avaliação da metodologia de ensino foi realizada a partir dos dados coletados por meio da observação do professor e do questionário aplicado aos estudantes. Embasando-se nos resultados obtidos, pode-se dizer que o objetivo da pesquisa, ainda que com poucos participantes, foi alcançado, visto que um kit de robótica educacional de baixo custo mostrou-se eficaz em amenizar as dificuldades apresentadas por alunos iniciantes em programação.