Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE A FORMAÇÃO DE CONCEITOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97598
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3919
    "inscrito_id" => 15436
    "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE A FORMAÇÃO DE CONCEITOS"
    "resumo" => "Muitos estudantes consideram as aulas de química complicadas e difíceis. Isso ocorre porque os conceitos abordados na disciplina são complexos e dificultam a compreensão dos alunos. Portanto, é importante contextualizar os temas discutidos em sala de aula para promover uma aprendizagem significativa, especialmente na formação de conceitos. A química desempenha um papel fundamental nos cursos de ciências, e sua compreensão vai além do conhecimento superficial, sendo um processo de construção. Portanto, o objetivo deste trabalho é avaliar os estudos que exploram o uso de jogos didáticos como ferramenta de ensino para a formação de conceitos de química. Este artigo trata-se de um estudo qualitativo, fundamentado por Sampaio e Mancini (2007), e realizado por meio de uma pesquisa na plataforma CAPES através dos descritores: “Jogo didático”; “Ensino química”; e “Formação de conceito”. No primeiro momento o resultado foi de 7 trabalhos, necessitando aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, chegando somente a um resultado de 3 artigos para serem lidos e analisados. Com base na análise dos textos, os resultados indicam que as metodologias ativas, utilizando jogos didáticos como ferramenta de aprendizagem, favorecem a compreensão dos alunos em relação ao conteúdo de química. A utilização de métodos inovadores busca envolver diretamente os alunos no processo de construção do conhecimento, com os jogos didáticos sendo uma ferramenta utilizada nesse contexto. A formação de conceitos é resultado de uma atividade complexa, envolvendo funções mentais e racionais que requerem atenção deliberada, memória, lógica, abstração e habilidades de comparação e diferenciação. Conclui-se que os jogos didáticos são uma ferramenta que melhora o desempenho dos alunos e beneficia a formação de conceitos em química. Através das análises, observou-se que além do ensino, os jogos promovem união e trabalho em equipe, proporcionando uma melhor interação entre os alunos durante as atividades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15436_TB3919_20112023222214.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRACIELA CRISTINA MELO GUIMARÃES"
    "autor_nome_curto" => "GRACIELA"
    "autor_email" => "gracielacmguimaraes@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97598
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3919
    "inscrito_id" => 15436
    "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE A FORMAÇÃO DE CONCEITOS"
    "resumo" => "Muitos estudantes consideram as aulas de química complicadas e difíceis. Isso ocorre porque os conceitos abordados na disciplina são complexos e dificultam a compreensão dos alunos. Portanto, é importante contextualizar os temas discutidos em sala de aula para promover uma aprendizagem significativa, especialmente na formação de conceitos. A química desempenha um papel fundamental nos cursos de ciências, e sua compreensão vai além do conhecimento superficial, sendo um processo de construção. Portanto, o objetivo deste trabalho é avaliar os estudos que exploram o uso de jogos didáticos como ferramenta de ensino para a formação de conceitos de química. Este artigo trata-se de um estudo qualitativo, fundamentado por Sampaio e Mancini (2007), e realizado por meio de uma pesquisa na plataforma CAPES através dos descritores: “Jogo didático”; “Ensino química”; e “Formação de conceito”. No primeiro momento o resultado foi de 7 trabalhos, necessitando aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, chegando somente a um resultado de 3 artigos para serem lidos e analisados. Com base na análise dos textos, os resultados indicam que as metodologias ativas, utilizando jogos didáticos como ferramenta de aprendizagem, favorecem a compreensão dos alunos em relação ao conteúdo de química. A utilização de métodos inovadores busca envolver diretamente os alunos no processo de construção do conhecimento, com os jogos didáticos sendo uma ferramenta utilizada nesse contexto. A formação de conceitos é resultado de uma atividade complexa, envolvendo funções mentais e racionais que requerem atenção deliberada, memória, lógica, abstração e habilidades de comparação e diferenciação. Conclui-se que os jogos didáticos são uma ferramenta que melhora o desempenho dos alunos e beneficia a formação de conceitos em química. Através das análises, observou-se que além do ensino, os jogos promovem união e trabalho em equipe, proporcionando uma melhor interação entre os alunos durante as atividades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15436_TB3919_20112023222214.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRACIELA CRISTINA MELO GUIMARÃES"
    "autor_nome_curto" => "GRACIELA"
    "autor_email" => "gracielacmguimaraes@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Muitos estudantes consideram as aulas de química complicadas e difíceis. Isso ocorre porque os conceitos abordados na disciplina são complexos e dificultam a compreensão dos alunos. Portanto, é importante contextualizar os temas discutidos em sala de aula para promover uma aprendizagem significativa, especialmente na formação de conceitos. A química desempenha um papel fundamental nos cursos de ciências, e sua compreensão vai além do conhecimento superficial, sendo um processo de construção. Portanto, o objetivo deste trabalho é avaliar os estudos que exploram o uso de jogos didáticos como ferramenta de ensino para a formação de conceitos de química. Este artigo trata-se de um estudo qualitativo, fundamentado por Sampaio e Mancini (2007), e realizado por meio de uma pesquisa na plataforma CAPES através dos descritores: “Jogo didático”; “Ensino química”; e “Formação de conceito”. No primeiro momento o resultado foi de 7 trabalhos, necessitando aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, chegando somente a um resultado de 3 artigos para serem lidos e analisados. Com base na análise dos textos, os resultados indicam que as metodologias ativas, utilizando jogos didáticos como ferramenta de aprendizagem, favorecem a compreensão dos alunos em relação ao conteúdo de química. A utilização de métodos inovadores busca envolver diretamente os alunos no processo de construção do conhecimento, com os jogos didáticos sendo uma ferramenta utilizada nesse contexto. A formação de conceitos é resultado de uma atividade complexa, envolvendo funções mentais e racionais que requerem atenção deliberada, memória, lógica, abstração e habilidades de comparação e diferenciação. Conclui-se que os jogos didáticos são uma ferramenta que melhora o desempenho dos alunos e beneficia a formação de conceitos em química. Através das análises, observou-se que além do ensino, os jogos promovem união e trabalho em equipe, proporcionando uma melhor interação entre os alunos durante as atividades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.