O diálogo acerca da formação docente para atuação no espaço educacional, não se resume apenas no processo de conclusão do ensino superior, personificado em um diploma, legitimando sua ação. No entanto, no cotidiano da sala de aula, surgem subjetividades e conhecimentos distantes da realidade trabalhada na academia. Um dos possíveis trajetos a se pensar sobre as possibilidades de intervenção educacional está baseado no viés humanista, com a Abordagem Centrada na Pessoa, apresentada pelo psicólogo Carl Rogers. A pedagogia, ao beber desta fonte, adentra na construção do saber de forma horizontal, cujo o docente, antes de intervir na pessoalidade discente, necessita o conhecer previamente. O presente artigo salienta a importância da formação docente continuada, no intuito de fornecer insumos as práticas pedagógicas e de construções empáticas nas relações com o outro. Para sua operacionalização iniciou-se uma pesquisa exploratória, seguida de uma seleção de artigos científicos entre os anos 2016 a 2023, publicados no banco de dados das plataformas digitais da Capes e Scielo, as quais abordassem na sua elaboração a atuação docente baseada na concepção humanista de ensino. Foram encontrados quatro artigos e identificou-se alguns conceitos-chave: (i) atitudes facilitadoras; (ii) tendência atualizante; (iii) professor facilitador; (iv) aprendizagem significativa e (v) protagonismo estudantil. Assim, observou-se nesses materiais, que o professor deve considerar o discente a partir de sua individualidade humana, do potencial inato para a aprendizagem, bem como, evidenciar o diálogo, a troca de ideias e atividades coletivas durante o processo de ensino-aprendizagem.