A argumentação é um recurso da linguagem em que defendemos, de maneira objetiva e plausível, nosso ponto de vista acerca de um assunto em situações de debate e discussão de ideias, bem como tentamos convencer o outro acerca da nossa opinião e elencamos possibilidades de soluções de problemas relacionado à determinada temática. No contexto da educação escolar, esse processo ocorre visando o desenvolvimento das habilidades argumentativas dos alunos, de modo que possam planejar, construir e inovar os seus próprios argumentos. Nesse sentido, nossa pesquisa tem por objetivo compreender o papel da argumentação na produção de textos e nas práticas sociais em uma turma de 3º ano do Ensino Médio. Para tanto, apoiamo-nos nos estudos de argumentação e ensino (AQUINO, 2018), nos fundamentos da argumentação (FIORIN, 2022), nas pesquisas sobre letramento e argumentação no ensino de língua portuguesa (AZEVEDO; TINOCO, 2019), dentre outros. A metodologia é de cunho qualitativo e faz uso de um questionário semiestruturado com questões abertas, fechadas e de múltiplas escolhas, o qual foi aplicado com alunos de uma escola pública do interior do Rio Grande do Norte. Em linhas gerais, os possíveis resultados apontam que a maioria dos alunos compreende a argumentação como uma prática social que implica na defesa de posicionamentos e opiniões sobre determinado assunto. Ademais, afirmam fazer uso da argumentação em situações do cotidiano, como por exemplo, escola, conversas com amigos, em casa, reuniões, redes sociais e, além disso demonstram interesse em produzir textos de caráter argumentativo, principalmente quando o foco da produção aproxima-se das habilidades e competências requeridas pelo Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.