O desenvolvimento de atividades psicomotoras no ambiente educacional apresenta contribuições para o ser humano enquanto um sujeito integral, considerando o cognitivo, o equilíbrio, o esquema corporal, a coordenação motora, a lateralidade e as percepções espaciais e temporais, que atravessam o processo de aprendizagem. Nesse sentido, a Psicomotricidade, enquanto ciência, pode apresentar contribuições para o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a fim de encorajar a interação social e comportamental desses sujeitos. O presente trabalho objetiva realizar um levantamento bibliográfico a fim de analisar as contribuições da Psicomotricidade para socialização e desenvolvimento-aprendizagem da criança em situação de espectro autista na Educação Inclusiva, visto que é um processo que envolve o corpo e a mente. A metodologia utilizada possui natureza qualitativa e caráter bibliográfico, visto que irá se basear em uma investigação teórica em artigos acadêmicos sobre o tema. Para tanto, a fonte de dados serão artigos acadêmicos, publicados até o ano de 2023, buscados nas plataformas Periódicos CAPES e SciELO a partir dos seguintes descritores: ‘autismo’, ‘psicomotricidade’ e ‘criança’. Como referencial teórico, o trabalho irá se basear em Nascimento e Rossi para discutir sobre Psicomotricidade, Kishimoto para o desenvolvimento da criança por meio do brincar e Vygotsky para a interação da criança com o meio. Pode-se inferir que atividades e brincadeiras psicomotoras com crianças com autismo favorecem a inclusão de maneira socializada a fim de que evidencie suas diferentes potencialidades. Assim, a Psicomotricidade na perspectiva psicopedagógica pode apresentar contribuições para o desenvolvimento global das crianças com autismo, tendo como fator significativo a mediação dos educadores durante o processo, a fim de promover uma inclusão educacional e social desde a Educação Infantil.