A Química é uma disciplina que exige elevada capacidade de abstração para a compreensão de conceitos e propriedades. Aliado a isso, o uso do raciocínio lógico matemático para a resolução de problemas teóricos é de extrema relevância. No cotidiano, é fácil observar um distanciamento entre a teoria que embasa essa ciência natural e a percepção dos alunos, uma vez que as estratégias empregadas nas aulas teórico tradicionais são comumente limitadas no contexto de permitir ao aluno observar a aplicação da teoria e dos conceitos em seu dia a dia. Em decorrência disso, o desinteresse nesta disciplina se mostra relevante e preocupante. Neste trabalho são apresentados e discutidos diversos impactos decorrente das ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal do Ceará, subprojeto do curso de licenciatura em Química, junto às turmas de 1°, 2° e 3° ano da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Santo Afonso. A abordagem comum utilizada em sala de aula é baseada na leitura de livros e resoluções de questões, com pouca ênfase a outras atividades que tragam mais dinamicidade com vistas a torna o conhecimento menos abstrato. A partir do uso do laboratório de química e dinâmicas em sala de aula, foram exploradas alternativas complementares como ferramentas de auxílio ao aprendizado na disciplina. A avaliação do impacto dessas estratégias foi avaliada por meio da aplicação de questionário estruturado em formulário e debates nas turmas que participaram do projeto com o intuito de obter dados comparativos acerca da motivação dos estudantes com as diferentes metodologias que foram aplicadas e o aprendizado gerado a partir delas. Os resultados esperados indicam que as aulas de Química com experimentações, ferramentas didáticas e lúdicas contribuem positivamente para a assimilação do assunto abordado.