Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O GÊNERO DIÁRIO COMO PRÁTICA SOCIAL DE ESCRITA NA EJA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Considerando que a aprendizagem da leitura e da escrita é um direito que precisa ser assegurado a todos, inclusive para aqueles que, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) - Lei 9.396/96-, não tiveram acesso ou continuidade de estudos na idade própria, compreendemos a necessidade de um ensino de língua que contemple a leitura e a produção de textos voltados para as práticas sociais, pois apenas dominar o sistema de escrita (alfabética) não é suficiente quando se está inserido em uma sociedade em que as ações de leitura e escrita requerem do sujeito compreensão, conhecimento e habilidades para ler e escrever diferentes gêneros de texto, em contextos variados. Diante disso, a centralidade do texto para o ensino de Língua Portuguesa, no que diz respeito à definição de conteúdos, habilidades e objetivos, parte do gênero discursivo a que o texto pertence, assim como de uma perspectiva enunciativo-discursiva da linguagem, em que os textos aparecem sempre relacionados aos seus contextos de produção. Por isso, reconhecemos que um trabalho educacional nos moldes propostos pelos documentos oficiais (BNCC e PCN) exige a aplicação de metodologias que incentivem a participação ativa dos estudantes na produção de conhecimento, transportando-os da posição de receptores para o lugar de agentes no processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, o ensino de língua a partir da realização de projetos didáticos tem possibilitado a abordagem das diferentes práticas de linguagem, em especial, leitura, produção de textos e análise linguística, inclusive na Educação de Jovens e Adultos. Seguindo essa compreensão, o Projeto “Semanário”, realizado em duas turmas de EJA, possibilitou-nos um trabalho com língua que auxiliou a compreensão de nossos estudantes a respeito do contexto de produção e circulação de textos reais escritos por eles e, principalmente, permitiu um trabalho amparado pela escuta do outro.

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