O presente artigo relata sobre as dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental, uma problemática que está intrinsicamente associada ao fracasso escolar e necessita de atenção e esforços para minimizar os danos que trazem a educação e as crianças. O lócus da pesquisa se dá numa Escola da rede municipal de ensino de Canindé, no Ceará, com uma turma de 5º ano. A metodologia utilizada no presente estudo é de natureza qualitativa, com base nos estudos de Fonseca (1995) e Santos (2015), dando enfoque nas conceituações e os desdobramentos no que tange o assunto, permitindo uma melhor compreensão e interpretação sobre as dificuldades de aprendizagem. A partir da descrição e da análise de experiência da discussão do presente relato de Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, componente curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Campus Canindé, na perspectiva da temática abordada, permite-se chegar à conclusão de que são inúmeros os fatores das dificuldades de aprendizagem dos alunos, necessitando de uma identificação e acompanhamento de forma específica, considerando que cada indivíduo é único, com suas potencialidades e dificuldades, interações sociais distintas e em constante desenvolvimento.