Este relato de experiência descreve uma aula realizada com alunos do segundo ano de escolaridade de uma escola pública da Baixada Fluminense no estado do Rio de Janeiro, cujo objetivo foi abordar um conteúdo de ciências de forma interativa e imersiva, utilizando tecnologias de Realidade Aumentada e Realidade Virtual. No contexto atual da educação brasileira, é cada vez mais comum a busca por práticas pedagógicas inovadoras e efetivas que possam contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, a utilização das tecnologias imersivas tem despertado grande interesse no campo da educação, oferecendo possibilidades de interação e imersão em ambientes virtuais que ampliam a compreensão e a vivência dos conteúdos abordados. Considerando que o uso de tecnologias no processo educacional tem se mostrado cada vez mais relevante e promissor, o propósito do estudo é analisar como a inclusão desses recursos podem favorecer o processo de ensino e aprendizagem, além de potencializar a aquisição de conhecimento e proporcionar aos estudantes uma experiência de aprendizagem mais envolvente, contextualizada e dinâmica. O relato segue uma estrutura bem definida, compreendendo uma introdução que contextualiza o tema e os objetivos, seguida pela metodologia aplicada, descrição dos procedimentos adotados e a caracterização dos sujeitos envolvidos. Ademais, são apresentados os resultados obtidos ao longo da experiência, que apresentam a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual como ferramentas potentes no contexto educacional, proporcionando uma experiência de aprendizagem envolvente e significativa. Ao integrar essa abordagem inovadora na prática docente, é possível favorecer o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, cada vez mais marcado pelos avanços tecnológicos e digitais.