Este artigo descreve um projeto pedagógico realizado na Escola Estadual Itan Pereira, na cidade de Campina Grande, PB, no âmbito dos trabalhos da Residência Pedagógica em Química, que teve como objetivo utilizar os fogos de artifício das festas juninas como ferramenta de aprendizagem no ensino de Química. O projeto buscou contextualizar os fogos de artifício com a história, cultura, religião e arte presentes nas festas juninas, com o intuito de despertar o interesse dos alunos e promover uma abordagem interdisciplinar. O projeto foi embasado na literatura científica relacionada ao ensino de Química, bem como em abordagens pedagógicas interdisciplinares. Utilizou-se recursos didáticos-pedagógicos, como apresentações em slide, discussões em sala de aula e atividades práticas, para explorar os diferentes aspectos dos fogos de artifício. Os alunos desenvolveram durante duas aulas de 45 minutos (cada) o envolvimento cultural dos fogos nas festas juninas, por meio de linha do tempo e foram introduzidos aos princípios químicos relacionados à composição e às reações químicas que ocorrem durante a queima dos fogos. Além disso, eles foram capazes de identificar a emissão de cores por alguns sais presentes nos fogos de artifício por meio de experimentação, além da composição da pólvora. O projeto promoveu a compreensão da influência da química nas festas juninas, despertar o interesse dos alunos pela ciência e estimular a valorização da cultura regional. Ao desvendar os segredos dos fogos de artifício, os estudantes puderam apreciar ainda mais essa tradição e compreender a ciência por trás das cores que iluminam os céus juninos. Os principais resultados esperados são o desenvolvimento da apreciação cultural dos alunos, a compreensão dos conceitos químicos relacionados aos fogos de artifício, a identificação das reações químicas envolvidas e a correlação desses conhecimentos com outros aspectos da Química, como compostos químicos e propriedades dos elementos.