Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AULAS REMOTAS EM TEMPO DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM AULAS MINISTRADAS NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA -PIBID

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99891
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6908
    "inscrito_id" => 18117
    "titulo" => "AULAS REMOTAS EM TEMPO DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM AULAS MINISTRADAS NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA -PIBID"
    "resumo" => "Em virtude da pandemia do vírus COVID-19, os programas voltados a formação de professores e outros programas de incentivo a pesquisa e qualificação passaram a ser desenvolvidos em sistema não presencial, devido as restrições de isolamento. O programa PIBID da cota de 2019-2021 foi desenvolvido em sistema remoto, onde as intervenções que participei foram todas em ambiente virtual. Os momentos de reunião, planejamento e ações com os alunos na escola foram estabelecidos graças plataforma digital Google Meet®.Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo mostrar as experiências vividas nas fases de ambientação escolar e imersão, no programa PIBID pela graduanda Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB, desenvolvido na escola campo ECIT-Francisco Ernesto do Regô localizada na cidade de Queimadas-PB, durante o período de pandemia ocasionada pelo vírus COVID-19. As restrições impostas inviabilizaram o contato presencial com outros membros do programa e com os alunos da escola campo, restringindo assim algumas atividades. Pude perceber que a interação dos alunos com os pibidianos foi baixa e que a participação nas aulas não foram ativas. Portanto, apesar de viabilizar encontros, facilitar o contato e proporcionar mais atividades em um dia, sem que seja necessária a locomoção, acredito que a atuação do programa poderia ter sido mais efetiva se as atividades tivessem sido desenvolvidas em sistema presencial."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6594147fea4c8_02012024104951.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2024-01-02 10:49:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAYARA ENEIAS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "NAYARA"
    "autor_email" => "nayaraaasouza@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99891
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6908
    "inscrito_id" => 18117
    "titulo" => "AULAS REMOTAS EM TEMPO DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM AULAS MINISTRADAS NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA -PIBID"
    "resumo" => "Em virtude da pandemia do vírus COVID-19, os programas voltados a formação de professores e outros programas de incentivo a pesquisa e qualificação passaram a ser desenvolvidos em sistema não presencial, devido as restrições de isolamento. O programa PIBID da cota de 2019-2021 foi desenvolvido em sistema remoto, onde as intervenções que participei foram todas em ambiente virtual. Os momentos de reunião, planejamento e ações com os alunos na escola foram estabelecidos graças plataforma digital Google Meet®.Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo mostrar as experiências vividas nas fases de ambientação escolar e imersão, no programa PIBID pela graduanda Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB, desenvolvido na escola campo ECIT-Francisco Ernesto do Regô localizada na cidade de Queimadas-PB, durante o período de pandemia ocasionada pelo vírus COVID-19. As restrições impostas inviabilizaram o contato presencial com outros membros do programa e com os alunos da escola campo, restringindo assim algumas atividades. Pude perceber que a interação dos alunos com os pibidianos foi baixa e que a participação nas aulas não foram ativas. Portanto, apesar de viabilizar encontros, facilitar o contato e proporcionar mais atividades em um dia, sem que seja necessária a locomoção, acredito que a atuação do programa poderia ter sido mais efetiva se as atividades tivessem sido desenvolvidas em sistema presencial."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6594147fea4c8_02012024104951.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2024-01-02 10:49:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAYARA ENEIAS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "NAYARA"
    "autor_email" => "nayaraaasouza@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Em virtude da pandemia do vírus COVID-19, os programas voltados a formação de professores e outros programas de incentivo a pesquisa e qualificação passaram a ser desenvolvidos em sistema não presencial, devido as restrições de isolamento. O programa PIBID da cota de 2019-2021 foi desenvolvido em sistema remoto, onde as intervenções que participei foram todas em ambiente virtual. Os momentos de reunião, planejamento e ações com os alunos na escola foram estabelecidos graças plataforma digital Google Meet®.Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo mostrar as experiências vividas nas fases de ambientação escolar e imersão, no programa PIBID pela graduanda Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB, desenvolvido na escola campo ECIT-Francisco Ernesto do Regô localizada na cidade de Queimadas-PB, durante o período de pandemia ocasionada pelo vírus COVID-19. As restrições impostas inviabilizaram o contato presencial com outros membros do programa e com os alunos da escola campo, restringindo assim algumas atividades. Pude perceber que a interação dos alunos com os pibidianos foi baixa e que a participação nas aulas não foram ativas. Portanto, apesar de viabilizar encontros, facilitar o contato e proporcionar mais atividades em um dia, sem que seja necessária a locomoção, acredito que a atuação do programa poderia ter sido mais efetiva se as atividades tivessem sido desenvolvidas em sistema presencial.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.