Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A APLICAÇÃO DA ELETROPNEUMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA: O TEATRO E A ROBÓTICA NA INTERAÇÃO COM O COTIDIANO

Palavra-chaves: TEATRO, ROBÓTICA, HIDROSTÁTICA Comunicação Oral (CO) Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio
"2014-11-22 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9890
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 359
    "inscrito_id" => 331
    "titulo" => "A APLICAÇÃO DA ELETROPNEUMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA:  O TEATRO E A ROBÓTICA NA INTERAÇÃO COM O COTIDIANO"
    "resumo" => "Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) estabelecem que haja uma interligação entre o conteúdo e o cotidiano do aluno, estabelece também que novas formas de abordagens sejam utilizadas com o intuito de dinamizar o ensino de ciências, fazendo com que através desta intenção, a interligação conteúdo-cotidiano aconteça. A partir disso, neste trabalho trazemos um relato de uma experiência em que utilizamos o teatro (sociodrama) com notícias do dia a dia adaptados de meios de comunicação, como uma forma lúdica que serviu de motivação para o estudo da Hidrostática. Ainda utilizamos um jogo didático denominado Passa ou Repassa, um kit de pneumática da Fischertechnik, além da utilização de um experimento didático chamado pinça hidráulica e magnética como recurso didático para a abordagem do tema. A pesquisa foi realizada em agosto de 2014 com onze alunos do segundo ano do ensino médio na disciplina de Iniciação Cientifica e Pesquisa (ICP), da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Nenzinha Cunha Lima, localizada no município de Campina Grande – Paraíba. Os resultados foram obtidos através da reação dos alunos com cada atividade realizada e também em forma fotografias e vídeos. Através dos resultados obtidos evidenciamos a importância da utilização do teatro no ensino como forma de problematização e instigação ao conhecimento abordado, que vinculado ao jogo e ao estudo introdutório da robótica possibilita aos alunos, interesse, curiosidade, permitindo-os relacionar os estudos da escola, com aplicações do seu cotidiano e fazendo também com que a física seja desmistificada, perdendo a visão de uma ciência puramente matemática e de difícil compreensão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "TEATRO, ROBÓTICA, HIDROSTÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_26_10_2014_13_57_16_idinscrito_331_91c8cf905e2ae233d348e8ec68c4a970.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUSTAVO VASCONCELOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GUGA"
    "autor_email" => "gustavofisik@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-22 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9890
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 359
    "inscrito_id" => 331
    "titulo" => "A APLICAÇÃO DA ELETROPNEUMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA:  O TEATRO E A ROBÓTICA NA INTERAÇÃO COM O COTIDIANO"
    "resumo" => "Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) estabelecem que haja uma interligação entre o conteúdo e o cotidiano do aluno, estabelece também que novas formas de abordagens sejam utilizadas com o intuito de dinamizar o ensino de ciências, fazendo com que através desta intenção, a interligação conteúdo-cotidiano aconteça. A partir disso, neste trabalho trazemos um relato de uma experiência em que utilizamos o teatro (sociodrama) com notícias do dia a dia adaptados de meios de comunicação, como uma forma lúdica que serviu de motivação para o estudo da Hidrostática. Ainda utilizamos um jogo didático denominado Passa ou Repassa, um kit de pneumática da Fischertechnik, além da utilização de um experimento didático chamado pinça hidráulica e magnética como recurso didático para a abordagem do tema. A pesquisa foi realizada em agosto de 2014 com onze alunos do segundo ano do ensino médio na disciplina de Iniciação Cientifica e Pesquisa (ICP), da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Nenzinha Cunha Lima, localizada no município de Campina Grande – Paraíba. Os resultados foram obtidos através da reação dos alunos com cada atividade realizada e também em forma fotografias e vídeos. Através dos resultados obtidos evidenciamos a importância da utilização do teatro no ensino como forma de problematização e instigação ao conhecimento abordado, que vinculado ao jogo e ao estudo introdutório da robótica possibilita aos alunos, interesse, curiosidade, permitindo-os relacionar os estudos da escola, com aplicações do seu cotidiano e fazendo também com que a física seja desmistificada, perdendo a visão de uma ciência puramente matemática e de difícil compreensão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "TEATRO, ROBÓTICA, HIDROSTÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_26_10_2014_13_57_16_idinscrito_331_91c8cf905e2ae233d348e8ec68c4a970.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUSTAVO VASCONCELOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GUGA"
    "autor_email" => "gustavofisik@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-22 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) estabelecem que haja uma interligação entre o conteúdo e o cotidiano do aluno, estabelece também que novas formas de abordagens sejam utilizadas com o intuito de dinamizar o ensino de ciências, fazendo com que através desta intenção, a interligação conteúdo-cotidiano aconteça. A partir disso, neste trabalho trazemos um relato de uma experiência em que utilizamos o teatro (sociodrama) com notícias do dia a dia adaptados de meios de comunicação, como uma forma lúdica que serviu de motivação para o estudo da Hidrostática. Ainda utilizamos um jogo didático denominado Passa ou Repassa, um kit de pneumática da Fischertechnik, além da utilização de um experimento didático chamado pinça hidráulica e magnética como recurso didático para a abordagem do tema. A pesquisa foi realizada em agosto de 2014 com onze alunos do segundo ano do ensino médio na disciplina de Iniciação Cientifica e Pesquisa (ICP), da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Nenzinha Cunha Lima, localizada no município de Campina Grande – Paraíba. Os resultados foram obtidos através da reação dos alunos com cada atividade realizada e também em forma fotografias e vídeos. Através dos resultados obtidos evidenciamos a importância da utilização do teatro no ensino como forma de problematização e instigação ao conhecimento abordado, que vinculado ao jogo e ao estudo introdutório da robótica possibilita aos alunos, interesse, curiosidade, permitindo-os relacionar os estudos da escola, com aplicações do seu cotidiano e fazendo também com que a física seja desmistificada, perdendo a visão de uma ciência puramente matemática e de difícil compreensão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.