A APLICAÇÃO DA ELETROPNEUMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA: O TEATRO E A ROBÓTICA NA INTERAÇÃO COM O COTIDIANO
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9890 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 359 "inscrito_id" => 331 "titulo" => "A APLICAÇÃO DA ELETROPNEUMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA: O TEATRO E A ROBÓTICA NA INTERAÇÃO COM O COTIDIANO" "resumo" => "Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) estabelecem que haja uma interligação entre o conteúdo e o cotidiano do aluno, estabelece também que novas formas de abordagens sejam utilizadas com o intuito de dinamizar o ensino de ciências, fazendo com que através desta intenção, a interligação conteúdo-cotidiano aconteça. A partir disso, neste trabalho trazemos um relato de uma experiência em que utilizamos o teatro (sociodrama) com notícias do dia a dia adaptados de meios de comunicação, como uma forma lúdica que serviu de motivação para o estudo da Hidrostática. Ainda utilizamos um jogo didático denominado Passa ou Repassa, um kit de pneumática da Fischertechnik, além da utilização de um experimento didático chamado pinça hidráulica e magnética como recurso didático para a abordagem do tema. A pesquisa foi realizada em agosto de 2014 com onze alunos do segundo ano do ensino médio na disciplina de Iniciação Cientifica e Pesquisa (ICP), da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Nenzinha Cunha Lima, localizada no município de Campina Grande – Paraíba. Os resultados foram obtidos através da reação dos alunos com cada atividade realizada e também em forma fotografias e vídeos. Através dos resultados obtidos evidenciamos a importância da utilização do teatro no ensino como forma de problematização e instigação ao conhecimento abordado, que vinculado ao jogo e ao estudo introdutório da robótica possibilita aos alunos, interesse, curiosidade, permitindo-os relacionar os estudos da escola, com aplicações do seu cotidiano e fazendo também com que a física seja desmistificada, perdendo a visão de uma ciência puramente matemática e de difícil compreensão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio" "palavra_chave" => "TEATRO, ROBÓTICA, HIDROSTÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_26_10_2014_13_57_16_idinscrito_331_91c8cf905e2ae233d348e8ec68c4a970.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUSTAVO VASCONCELOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GUGA" "autor_email" => "gustavofisik@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9890 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 359 "inscrito_id" => 331 "titulo" => "A APLICAÇÃO DA ELETROPNEUMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA: O TEATRO E A ROBÓTICA NA INTERAÇÃO COM O COTIDIANO" "resumo" => "Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) estabelecem que haja uma interligação entre o conteúdo e o cotidiano do aluno, estabelece também que novas formas de abordagens sejam utilizadas com o intuito de dinamizar o ensino de ciências, fazendo com que através desta intenção, a interligação conteúdo-cotidiano aconteça. A partir disso, neste trabalho trazemos um relato de uma experiência em que utilizamos o teatro (sociodrama) com notícias do dia a dia adaptados de meios de comunicação, como uma forma lúdica que serviu de motivação para o estudo da Hidrostática. Ainda utilizamos um jogo didático denominado Passa ou Repassa, um kit de pneumática da Fischertechnik, além da utilização de um experimento didático chamado pinça hidráulica e magnética como recurso didático para a abordagem do tema. A pesquisa foi realizada em agosto de 2014 com onze alunos do segundo ano do ensino médio na disciplina de Iniciação Cientifica e Pesquisa (ICP), da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Nenzinha Cunha Lima, localizada no município de Campina Grande – Paraíba. Os resultados foram obtidos através da reação dos alunos com cada atividade realizada e também em forma fotografias e vídeos. Através dos resultados obtidos evidenciamos a importância da utilização do teatro no ensino como forma de problematização e instigação ao conhecimento abordado, que vinculado ao jogo e ao estudo introdutório da robótica possibilita aos alunos, interesse, curiosidade, permitindo-os relacionar os estudos da escola, com aplicações do seu cotidiano e fazendo também com que a física seja desmistificada, perdendo a visão de uma ciência puramente matemática e de difícil compreensão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio" "palavra_chave" => "TEATRO, ROBÓTICA, HIDROSTÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_26_10_2014_13_57_16_idinscrito_331_91c8cf905e2ae233d348e8ec68c4a970.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUSTAVO VASCONCELOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GUGA" "autor_email" => "gustavofisik@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }