DESBRAVANDO HORIZONTES: O INCENTIVO DAS AULAS DE CAMPO NO ENSINO DE HISTÓRIA.
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9745 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 342 "inscrito_id" => 391 "titulo" => "DESBRAVANDO HORIZONTES: O INCENTIVO DAS AULAS DE CAMPO NO ENSINO DE HISTÓRIA." "resumo" => "O presente artigo tem como proposta discutir a importância do estudo do meio para o ensino de história e às diversas interações do homem como espaço. É necessário no processo educativo, fazer uma leitura mais dinâmica e diferenciada do mundo vivido e percebido. Nesse contexto, a aula de campo na disciplina história é essencial. Esta proposta foi desenvolvido pelos alunos do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de História) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Mons. Emiliano de Cristo sobre tendo a “história da Paraíba” como elemento para esta pesquisa. Neste sentido a leitura de mundo transcende a leitura de paisagens como fotografias estáticas, uma paisagem em que o aluno se percebe enquanto sujeito atuante e passível de rescrever seu mundo. Este trabalho discute as contribuições das aulas de campo, que se na cidade de João Pessoa, a mesma tinha como objetivo fazer com que os discentes tivessem a oportunidade de ampliar conhecimento, até por que neste contexto, a aula de campo na disciplina história é essencial, através dela é possível identificar de fato o que é estudado em sala de aula, possibilitando dessa maneira a percepção do aluno, o mesmo terá a oportunidade de ver e transpassar o ambiente escolar. Sendo assim, é possível “viver a história” transpassando a barreira do imaterial e tornando-o material. Logo, o estudo do meio propaga dinamismo e um conhecimento mais abrangente dentro do ensino de história fomentando uma percepção mais homogênea da. “História da Paraíba”, sendo assim, pensa o meio como recurso pedagógico lúdico interativo proporciona vários desdobramentos que potencializam a disciplina de História. Assim como também faz se necessário neste trabalho versa sobre as dificuldades encontradas por um aluno cadeirante no decorrer da aula de campo e sua inclusão no estudo do meio, proporcionando a este a oportunidade de inclusão em uma atividade dessa natureza. Assim, saber e compreende essa ferramenta pedagógica, contribuindo dessa maneira para o processo de ensino aprendizagem na disciplina história." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "ESTUDO DO MEIO, ENSINO-APRENDIZAGEM, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_24_10_2014_02_03_56_idinscrito_391_02434e08a0b1819113d87ce16cc658f9.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE FERREIRA DE MACEDO SILVA" "autor_nome_curto" => "ALINE MACEDO" "autor_email" => "alinefer_cd@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9745 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 342 "inscrito_id" => 391 "titulo" => "DESBRAVANDO HORIZONTES: O INCENTIVO DAS AULAS DE CAMPO NO ENSINO DE HISTÓRIA." "resumo" => "O presente artigo tem como proposta discutir a importância do estudo do meio para o ensino de história e às diversas interações do homem como espaço. É necessário no processo educativo, fazer uma leitura mais dinâmica e diferenciada do mundo vivido e percebido. Nesse contexto, a aula de campo na disciplina história é essencial. Esta proposta foi desenvolvido pelos alunos do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de História) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Mons. Emiliano de Cristo sobre tendo a “história da Paraíba” como elemento para esta pesquisa. Neste sentido a leitura de mundo transcende a leitura de paisagens como fotografias estáticas, uma paisagem em que o aluno se percebe enquanto sujeito atuante e passível de rescrever seu mundo. Este trabalho discute as contribuições das aulas de campo, que se na cidade de João Pessoa, a mesma tinha como objetivo fazer com que os discentes tivessem a oportunidade de ampliar conhecimento, até por que neste contexto, a aula de campo na disciplina história é essencial, através dela é possível identificar de fato o que é estudado em sala de aula, possibilitando dessa maneira a percepção do aluno, o mesmo terá a oportunidade de ver e transpassar o ambiente escolar. Sendo assim, é possível “viver a história” transpassando a barreira do imaterial e tornando-o material. Logo, o estudo do meio propaga dinamismo e um conhecimento mais abrangente dentro do ensino de história fomentando uma percepção mais homogênea da. “História da Paraíba”, sendo assim, pensa o meio como recurso pedagógico lúdico interativo proporciona vários desdobramentos que potencializam a disciplina de História. Assim como também faz se necessário neste trabalho versa sobre as dificuldades encontradas por um aluno cadeirante no decorrer da aula de campo e sua inclusão no estudo do meio, proporcionando a este a oportunidade de inclusão em uma atividade dessa natureza. Assim, saber e compreende essa ferramenta pedagógica, contribuindo dessa maneira para o processo de ensino aprendizagem na disciplina história." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "ESTUDO DO MEIO, ENSINO-APRENDIZAGEM, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_24_10_2014_02_03_56_idinscrito_391_02434e08a0b1819113d87ce16cc658f9.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE FERREIRA DE MACEDO SILVA" "autor_nome_curto" => "ALINE MACEDO" "autor_email" => "alinefer_cd@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }