Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

AULA PRÁTICA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INOVADOR

Palavra-chaves: AULA PRÁTICA, ENSINO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10107
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 390
    "inscrito_id" => 1192
    "titulo" => "AULA PRÁTICA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA:  UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INOVADOR"
    "resumo" => "O ensino dos conteúdos de Biologia não deve permanecer centrado na metodologia baseada na transmissão e recepção de informações através de aulas meramente expositivas, é necessário que o professor faça uso de estratégias que possibilitem a atuação do estudante na construção do conhecimento. Com esta perspectiva enxergamos na aula prática uma maneira de instigar os estudantes e contribuir para a aprendizagem em conteúdos de biologia, quando a mesma permite que o estudante atue como sujeito ativo realizando os procedimentos e relacionando a teoria com a prática. Desta maneira, objetivamos relatar a realização de uma aula prática de extração do DNA com estudantes do 1° ano do Ensino Médio Inovador de uma escola pública, localizada em um bairro periférico da cidade de Campina Grande (PB), como uma estratégia pedagógica no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de DNA. A aula prática foi realizada no laboratório de ciências, os estudantes foram distribuídos em quatro grupos de 4 a 5 integrantes. A extração do DNA foi realizada a partir do mamão e do kiwi, e cada grupo realizou os procedimentos de um roteiro que disponibilizamos. Ao final, todos conseguiram realizar a extração da molécula de DNA.  Além disso, durante a realização da prática um dos professores que estavam acompanhando a turma fez alguns questionamentos aos estudantes acerca dos procedimentos que os mesmos estavam executando, para que a prática não se resumisse a mera reprodução de um roteiro, fazendo-os refletir acerca de tais procedimentos. Destarte, consideramos que a aula prática é uma estratégia de extrema relevância no ensino e aprendizagem dos conteúdos de biologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "AULA PRÁTICA, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_29_10_2014_18_21_25_idinscrito_1192_7d72b9d339bfc403740e0dc678413598.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAISSA MIRELLA MENESES ALVES"
    "autor_nome_curto" => "RAISSA ALVES"
    "autor_email" => "raissaalves75@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10107
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 390
    "inscrito_id" => 1192
    "titulo" => "AULA PRÁTICA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA:  UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INOVADOR"
    "resumo" => "O ensino dos conteúdos de Biologia não deve permanecer centrado na metodologia baseada na transmissão e recepção de informações através de aulas meramente expositivas, é necessário que o professor faça uso de estratégias que possibilitem a atuação do estudante na construção do conhecimento. Com esta perspectiva enxergamos na aula prática uma maneira de instigar os estudantes e contribuir para a aprendizagem em conteúdos de biologia, quando a mesma permite que o estudante atue como sujeito ativo realizando os procedimentos e relacionando a teoria com a prática. Desta maneira, objetivamos relatar a realização de uma aula prática de extração do DNA com estudantes do 1° ano do Ensino Médio Inovador de uma escola pública, localizada em um bairro periférico da cidade de Campina Grande (PB), como uma estratégia pedagógica no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de DNA. A aula prática foi realizada no laboratório de ciências, os estudantes foram distribuídos em quatro grupos de 4 a 5 integrantes. A extração do DNA foi realizada a partir do mamão e do kiwi, e cada grupo realizou os procedimentos de um roteiro que disponibilizamos. Ao final, todos conseguiram realizar a extração da molécula de DNA.  Além disso, durante a realização da prática um dos professores que estavam acompanhando a turma fez alguns questionamentos aos estudantes acerca dos procedimentos que os mesmos estavam executando, para que a prática não se resumisse a mera reprodução de um roteiro, fazendo-os refletir acerca de tais procedimentos. Destarte, consideramos que a aula prática é uma estratégia de extrema relevância no ensino e aprendizagem dos conteúdos de biologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "AULA PRÁTICA, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_29_10_2014_18_21_25_idinscrito_1192_7d72b9d339bfc403740e0dc678413598.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAISSA MIRELLA MENESES ALVES"
    "autor_nome_curto" => "RAISSA ALVES"
    "autor_email" => "raissaalves75@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O ensino dos conteúdos de Biologia não deve permanecer centrado na metodologia baseada na transmissão e recepção de informações através de aulas meramente expositivas, é necessário que o professor faça uso de estratégias que possibilitem a atuação do estudante na construção do conhecimento. Com esta perspectiva enxergamos na aula prática uma maneira de instigar os estudantes e contribuir para a aprendizagem em conteúdos de biologia, quando a mesma permite que o estudante atue como sujeito ativo realizando os procedimentos e relacionando a teoria com a prática. Desta maneira, objetivamos relatar a realização de uma aula prática de extração do DNA com estudantes do 1° ano do Ensino Médio Inovador de uma escola pública, localizada em um bairro periférico da cidade de Campina Grande (PB), como uma estratégia pedagógica no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de DNA. A aula prática foi realizada no laboratório de ciências, os estudantes foram distribuídos em quatro grupos de 4 a 5 integrantes. A extração do DNA foi realizada a partir do mamão e do kiwi, e cada grupo realizou os procedimentos de um roteiro que disponibilizamos. Ao final, todos conseguiram realizar a extração da molécula de DNA. Além disso, durante a realização da prática um dos professores que estavam acompanhando a turma fez alguns questionamentos aos estudantes acerca dos procedimentos que os mesmos estavam executando, para que a prática não se resumisse a mera reprodução de um roteiro, fazendo-os refletir acerca de tais procedimentos. Destarte, consideramos que a aula prática é uma estratégia de extrema relevância no ensino e aprendizagem dos conteúdos de biologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.