Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A IMPORTÂNCIA DO PIBID/UEPB PARA AS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, APRENDIZAGEM, PIBID Comunicação Oral (CO) Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
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Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Na sua procura para refletir o espaço como um todo, de estabelecer uma integração diversificada e de possibilitar uma visão de conjunto, a Geografia tem buscado romper a visão fragmentada e descontextualizada do mundo. (TEIXEIRA & FREDERICO, 2009). De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) o conhecimento geográfico deve ser desenvolvido estabelecendo relações através da interdependência, do atrelamento de fenômenos, em uma ligação entre o homem e os elementos de suas instâncias, na qual a contextualização se faz necessária. Frente a isso, o Governo Federal integrou as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) com a instituição do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). Segundo o Documento Orientador ProEMI/SEE-PB (2013), a Secretaria do Estado da Educação da Paraíba buscou responder ao direcionamento sugerido pelo Programa que objetiva desenvolver propostas curriculares inovadoras. Portanto, o Programa Ensino Médio Inovador precisa fazer um redesenho curricular e utilizar de práticas interdisciplinares, características que se encaixam com os objetivos propostos pelo PIBID. O Programa Institucional de Bolsa à Docência (PIBID) é um projeto que atende as atribuições legais da Educação Básica e Superior. O trabalho desenvolvido possibilita o aperfeiçoamento e a valorização dos cursos de licenciatura. Assim, o objetivo principal desse trabalho desenvolver práticas contextualizadas e interdisciplinares, integrando conteúdos de Geografia, Sociologia, Biologia, Língua Portuguesa, Artes, Química e Matemática. Após a realização das atividades interdisciplinares os educandos desenvolveram a criticidade de relacionar os assuntos das diversas disciplinas, também, ocorreu a elaboração de materiais pedagógicos (mapas, gráficos, tabelas, gibis e músicas) que auxiliaram no desenvolvimento da aprendizagem e utilizou-se dos instrumentos e ferramentas de mídia impressa, virtual e audiovisual, que envolveu os macrocampos de Leitura e Letramento e Comunicação, Cultura Digital e Uso de Mídias.

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