A IMPORTÂNCIA DO PIBID/UEPB PARA AS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE GEOGRAFIA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9847 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 328 "inscrito_id" => 317 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID/UEPB PARA AS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "Na sua procura para refletir o espaço como um todo, de estabelecer uma integração diversificada e de possibilitar uma visão de conjunto, a Geografia tem buscado romper a visão fragmentada e descontextualizada do mundo. (TEIXEIRA & FREDERICO, 2009). De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) o conhecimento geográfico deve ser desenvolvido estabelecendo relações através da interdependência, do atrelamento de fenômenos, em uma ligação entre o homem e os elementos de suas instâncias, na qual a contextualização se faz necessária. Frente a isso, o Governo Federal integrou as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) com a instituição do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). Segundo o Documento Orientador ProEMI/SEE-PB (2013), a Secretaria do Estado da Educação da Paraíba buscou responder ao direcionamento sugerido pelo Programa que objetiva desenvolver propostas curriculares inovadoras. Portanto, o Programa Ensino Médio Inovador precisa fazer um redesenho curricular e utilizar de práticas interdisciplinares, características que se encaixam com os objetivos propostos pelo PIBID. O Programa Institucional de Bolsa à Docência (PIBID) é um projeto que atende as atribuições legais da Educação Básica e Superior. O trabalho desenvolvido possibilita o aperfeiçoamento e a valorização dos cursos de licenciatura. Assim, o objetivo principal desse trabalho desenvolver práticas contextualizadas e interdisciplinares, integrando conteúdos de Geografia, Sociologia, Biologia, Língua Portuguesa, Artes, Química e Matemática. Após a realização das atividades interdisciplinares os educandos desenvolveram a criticidade de relacionar os assuntos das diversas disciplinas, também, ocorreu a elaboração de materiais pedagógicos (mapas, gráficos, tabelas, gibis e músicas) que auxiliaram no desenvolvimento da aprendizagem e utilizou-se dos instrumentos e ferramentas de mídia impressa, virtual e audiovisual, que envolveu os macrocampos de Leitura e Letramento e Comunicação, Cultura Digital e Uso de Mídias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, APRENDIZAGEM, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_23_10_2014_15_39_36_idinscrito_317_6d2fd6e8bc9ab0d6c76d51b8ce9230cd.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICKA ARAÚJO SANTOS" "autor_nome_curto" => "ÉRICKA SANTOS" "autor_email" => "ericka21.araujo@hotmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9847 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 328 "inscrito_id" => 317 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID/UEPB PARA AS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "Na sua procura para refletir o espaço como um todo, de estabelecer uma integração diversificada e de possibilitar uma visão de conjunto, a Geografia tem buscado romper a visão fragmentada e descontextualizada do mundo. (TEIXEIRA & FREDERICO, 2009). De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) o conhecimento geográfico deve ser desenvolvido estabelecendo relações através da interdependência, do atrelamento de fenômenos, em uma ligação entre o homem e os elementos de suas instâncias, na qual a contextualização se faz necessária. Frente a isso, o Governo Federal integrou as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) com a instituição do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). Segundo o Documento Orientador ProEMI/SEE-PB (2013), a Secretaria do Estado da Educação da Paraíba buscou responder ao direcionamento sugerido pelo Programa que objetiva desenvolver propostas curriculares inovadoras. Portanto, o Programa Ensino Médio Inovador precisa fazer um redesenho curricular e utilizar de práticas interdisciplinares, características que se encaixam com os objetivos propostos pelo PIBID. O Programa Institucional de Bolsa à Docência (PIBID) é um projeto que atende as atribuições legais da Educação Básica e Superior. O trabalho desenvolvido possibilita o aperfeiçoamento e a valorização dos cursos de licenciatura. Assim, o objetivo principal desse trabalho desenvolver práticas contextualizadas e interdisciplinares, integrando conteúdos de Geografia, Sociologia, Biologia, Língua Portuguesa, Artes, Química e Matemática. Após a realização das atividades interdisciplinares os educandos desenvolveram a criticidade de relacionar os assuntos das diversas disciplinas, também, ocorreu a elaboração de materiais pedagógicos (mapas, gráficos, tabelas, gibis e músicas) que auxiliaram no desenvolvimento da aprendizagem e utilizou-se dos instrumentos e ferramentas de mídia impressa, virtual e audiovisual, que envolveu os macrocampos de Leitura e Letramento e Comunicação, Cultura Digital e Uso de Mídias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, APRENDIZAGEM, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_23_10_2014_15_39_36_idinscrito_317_6d2fd6e8bc9ab0d6c76d51b8ce9230cd.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICKA ARAÚJO SANTOS" "autor_nome_curto" => "ÉRICKA SANTOS" "autor_email" => "ericka21.araujo@hotmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }