Tendo em vista a grande demanda escolar no que se refere ao consumo de alimentos, foi idealizada a construção de uma horta dentro da unidade de ensino, onde fosse possível o reaproveitamento de elementos já presentes na merenda escolar, antes descartados, e o cultivo de novas hortaliças para enriquecimento da mesma. O projeto teve como principal objetivo desenvolver na comunidade escolar uma consciência de produção e consumo sustentável através da horta escolar. O cultivo foi realizado por estudantes de todas as etapas de ensino (pré-escola, anos inicias e finais), funcionários da instituição (professoras, merendeiras e gestora) e familiares. A horta escolar segue alguns dos princípios presentes nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como Fome zero e agricultura sustentável (ODS 2), Saúde e bem-estar (ODS 3), Educação de qualidade (ODS 4) e Consumo e produção responsáveis (ODS 12). Desta forma, a pesquisa se apresenta como sendo um relato de experiencia com embasamento teórico e de cunho qualitativo, pois visa a implantação de práticas educativas sustentáveis que contribuam para o crescimento coletivo da comunidade escolar. Fez parte do aporte teórico Bianco (2002), Fernandes (2005) que nos apresenta a importância de uma horta no ambiente escolar, Daneluz (2008) debatendo sobre as ações da família no ambiente escolar e seu potencial transformador, entre outros autores na área de educação e sustentabilidade. O nível de consumo e satisfação com a merenda escolar também foi um fator determinante a ser observado, o cultivo das hortaliças desenvolveu nos estudantes uma maior aceitação aos elementos verdes presentes na merenda, antes deixados no prato e agora motivo de orgulho por parte dos mesmos, pois entendem a importância que possuem durante todos os processos de cultivo e colheita.