Durante muito tempo, as pessoas com deficiência foram excluídas da sociedade, ou seja, não podiam viver de forma digna, estudar e muito menos trabalhar, dessa forma, muitos valores foram construímos baseados nas dificuldades e não nas potencialidades. Ainda há muitas situações e discursos que revelam a falta de preparo de diferentes profissionais para o atendimento a esse público. Na educação profissional, alguns direitos são assegurados, no entanto, na prática, alunos com deficiência enfrentam ainda muitos preconceitos com o preparo profissional para o ambiente de trabalho. Diante do exposto, justifica-se este trabalho em virtude da necessidade de pesquisa, produção e divulgação de conhecimento na área, principalmente no que tange o levantamento dos problemas reais das condições vivenciadas no processo de inclusão com alunos, família e comunidade escolar; na discussão, análise, busca de resultados e produtos para a melhoria da qualidade do ensino e do desenvolvimento do aluno. A partir desse prisma, o presente estudo possui como objetivo geral promover uma discussão sobre os principais desafios da Educação Inclusiva no Brasil, seu contexto histórico, além de elucidar as ações pedagógicas destinadas a promoção de uma escola inclusiva no âmbito da Educação Profissional. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e natureza básica com embasamento teórico necessário para a estrutura de sua produção. Infere-se; portanto, que o processo de inclusão ultrapassa a simples colocação em sala de aula ou no mercado de trabalho. É preciso oferecer condições de acesso, permanência, acolhimento e desenvolvimento.