A Formação Continuada de Professores do Ensino Superior é um tema que deve ser constantemente revisitado e explorado, considerando os dilemas e especificidades dos docentes desse nível de ensino. Levando isso em conta, a Universidade do Vale do Itajaí, (Univali) busca constantemente revitalizar o seu Programa de Formação Continuada. Assim, em 2018, o programa passou por um redesenho, surgindo então o “Programa Trilhas Formativas Docente”. A partir desse redesenho, o Programa fundamenta-se sob três eixos formativos sejam eles: Trilha Pedagógica, Trilha Técnico-profissional e Trilha Pessoal. Além disso, a oferta das formações passou a ser de forma permanente em formatos diferenciados e horários flexíveis, permitindo que o docente escolha as trilhas que deseja percorrer. Assim sendo, o Programa contribui para a construção da profissionalidade docente, trazendo para o centro das discussões a multiplicidade de saberes necessários à prática docente, articulando saberes pedagógicos, profissionais e estéticos, fornecendo subsídios para o abandono de uma concepção de ensino pela transmissão de conhecimentos. A metodologia aplicada para a proposta de redesenho se deu após dois movimentos: o primeiro foi por meio de uma pesquisa quali-quantitativa, a partir das análises dos resultados dos relatórios de avaliação das Trilhas Formativas Docente, o segundo deu-se através de grupo focal com os Diretores das Escolas do Conhecimento e Assessores Pedagógicos, com vistas a entender quais as demandas das Escolas e seus respectivos cursos e docentes.