Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100210
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7337
    "inscrito_id" => 12382
    "titulo" => "A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO."
    "resumo" => "Para início das narrativas que se seguem, destaca-se a motivação para concretização e experiência na elaboração do material didático estruturado para o ensino do Itinerário Formativo do Letramento digital. O desafio surgiu no início do ano de dois mil e vinte, sobretudo com o cenário de pandemia, ocasionado pela covid-19, onde as atividades escolares, principalmente foram desenvolvidas de forma remota, problematiza-se ainda o fato de ainda não haver um material pronto para lecionar o Letramento Digital, com base na proposta de projeto curricular da escola que se atua, pois se fez necessária uma curadoria dos diversos temas, competências e habilidades que contemplam a temática trabalhada. O objetivo do trabalho foi relatar, os processos de elaboração e utilização dos materiais estruturados voltados para o ensino do Letramento digital, em uma escola de ensino médio integrado ao profissionalizante, no município de Crateús-CE. Com relação aos processos metodológicos, elencou-se a elaboração de materiais e sequências didáticas com tópicos estruturados e adaptados aos moldes do Ensino Remoto nos anos de 2020 e 2021. Assim, para elaborar os materiais pedagógicos, foram necessários os conhecimentos prévios e habilidades no uso de uma ferramenta de designer online, conhecida como Canva. A ferramenta, por ser de fácil manuseio, acessível e altamente didática, o processo de criação resultou em doze módulos com temáticas distintas. Na sequência didática, estão presentes o uso de vídeos, imagens, podcats, site etc., com os cuidados, em se trabalhar os assuntos atuais e utilizando curadoria e com uma linguagem acessível aos alunos da 1ª Série do Ensino Médio. Contudo, através de uma avaliação aplicada aos alunos das três turmas que se trabalhou com os módulos, no final de cada ano letivo mencionado, percebeu-se uma devolutiva positiva quanto as temáticas e organização dos materiais produzidos, caracterizando-se como uma experiência exitosa no planejamento e de práticas educativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12382_TB7337_04102023204103.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MACIEL BOMFIM DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "MACIEL BOMFIM"
    "autor_email" => "maciel.biologia@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100210
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7337
    "inscrito_id" => 12382
    "titulo" => "A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO."
    "resumo" => "Para início das narrativas que se seguem, destaca-se a motivação para concretização e experiência na elaboração do material didático estruturado para o ensino do Itinerário Formativo do Letramento digital. O desafio surgiu no início do ano de dois mil e vinte, sobretudo com o cenário de pandemia, ocasionado pela covid-19, onde as atividades escolares, principalmente foram desenvolvidas de forma remota, problematiza-se ainda o fato de ainda não haver um material pronto para lecionar o Letramento Digital, com base na proposta de projeto curricular da escola que se atua, pois se fez necessária uma curadoria dos diversos temas, competências e habilidades que contemplam a temática trabalhada. O objetivo do trabalho foi relatar, os processos de elaboração e utilização dos materiais estruturados voltados para o ensino do Letramento digital, em uma escola de ensino médio integrado ao profissionalizante, no município de Crateús-CE. Com relação aos processos metodológicos, elencou-se a elaboração de materiais e sequências didáticas com tópicos estruturados e adaptados aos moldes do Ensino Remoto nos anos de 2020 e 2021. Assim, para elaborar os materiais pedagógicos, foram necessários os conhecimentos prévios e habilidades no uso de uma ferramenta de designer online, conhecida como Canva. A ferramenta, por ser de fácil manuseio, acessível e altamente didática, o processo de criação resultou em doze módulos com temáticas distintas. Na sequência didática, estão presentes o uso de vídeos, imagens, podcats, site etc., com os cuidados, em se trabalhar os assuntos atuais e utilizando curadoria e com uma linguagem acessível aos alunos da 1ª Série do Ensino Médio. Contudo, através de uma avaliação aplicada aos alunos das três turmas que se trabalhou com os módulos, no final de cada ano letivo mencionado, percebeu-se uma devolutiva positiva quanto as temáticas e organização dos materiais produzidos, caracterizando-se como uma experiência exitosa no planejamento e de práticas educativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12382_TB7337_04102023204103.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MACIEL BOMFIM DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "MACIEL BOMFIM"
    "autor_email" => "maciel.biologia@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Para início das narrativas que se seguem, destaca-se a motivação para concretização e experiência na elaboração do material didático estruturado para o ensino do Itinerário Formativo do Letramento digital. O desafio surgiu no início do ano de dois mil e vinte, sobretudo com o cenário de pandemia, ocasionado pela covid-19, onde as atividades escolares, principalmente foram desenvolvidas de forma remota, problematiza-se ainda o fato de ainda não haver um material pronto para lecionar o Letramento Digital, com base na proposta de projeto curricular da escola que se atua, pois se fez necessária uma curadoria dos diversos temas, competências e habilidades que contemplam a temática trabalhada. O objetivo do trabalho foi relatar, os processos de elaboração e utilização dos materiais estruturados voltados para o ensino do Letramento digital, em uma escola de ensino médio integrado ao profissionalizante, no município de Crateús-CE. Com relação aos processos metodológicos, elencou-se a elaboração de materiais e sequências didáticas com tópicos estruturados e adaptados aos moldes do Ensino Remoto nos anos de 2020 e 2021. Assim, para elaborar os materiais pedagógicos, foram necessários os conhecimentos prévios e habilidades no uso de uma ferramenta de designer online, conhecida como Canva. A ferramenta, por ser de fácil manuseio, acessível e altamente didática, o processo de criação resultou em doze módulos com temáticas distintas. Na sequência didática, estão presentes o uso de vídeos, imagens, podcats, site etc., com os cuidados, em se trabalhar os assuntos atuais e utilizando curadoria e com uma linguagem acessível aos alunos da 1ª Série do Ensino Médio. Contudo, através de uma avaliação aplicada aos alunos das três turmas que se trabalhou com os módulos, no final de cada ano letivo mencionado, percebeu-se uma devolutiva positiva quanto as temáticas e organização dos materiais produzidos, caracterizando-se como uma experiência exitosa no planejamento e de práticas educativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.