O presente trabalho teve como objetivo demonstrar a diversidade de fungos existentes no contexto das aulas práticas de discentes do Ensino Médio, aplicadas no âmbito do programa de Residência Pedagógica pelos residentes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Sabe-se que os fungos estão diariamente inseridos na realidade de todos os seres humanos, seja por meio dos alimentos, de doenças ou empregados na indústria. Deste modo, fez-se necessário explanar a importância dos fungos, contextualizando a temática com a realidade dos discentes, demostrando os seus benefícios e malefícios causados pela variedade de fungos existentes. Como metodologia, foi utilizado o método qualitativo com objetivos descritivos. As atividades foram desenvolvidas utilizando aulas teóricas e práticas contextualizadas com a vivência dos discentes de uma escola da rede pública estadual, do município de Humaitá, sul do Amazonas. A contextualização ocorreu através da observação participante, em situações reais de ensino, uma vez que os materiais levados pelos discentes para sala de aula estavam inseridos no seu dia a dia, seja por meio dos alimentos consumidos, por meio de doenças ou empregados nos produtos utilizados por eles nas mais variadas formas. Quanto a análise dos resultados, deu-se por meio da averiguação dos conhecimentos adquiridos, do comportamento dos discentes, assim como as experiências dos mesmos durante as aulas. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, das quais os discentes demonstraram bastante interessados, dialogando a todo tempo com o docente, demostrando os seus conhecimentos empíricos, além de surpresos com as variedades de fungos existentes e as suas utilidades. Por fim, observou-se que é fundamental à utilização da teoria e prática contextualizadas com a realidade dos discentes, e é indispensável a utilização de experimentos demonstrativos, pois ele desperta o interesse em aprender, contribuindo assim na construção dos seus conhecimentos e o alcance de uma aprendizagem significativa.