O presente trabalho trata-se de uma ação realizada por meio do Programa Residência Pedagógica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – campus Santa Cruz. Tem o objetivo de apresentar os resultados obtidos a partir da aplicação de uma oficina didática no ensino do conteúdo matemático referente à Geometria, tendo em vista que muitas vezes este tópico pode acabar não sendo abordado em sala de aula de forma satisfatória, logo, torna-se necessária a adoção de novas metodologias para que os processos de ensino e de aprendizagem se tornem eficientes. Nesse sentido, buscou-se articular teoria e prática, de forma que os conceitos geométricos pudessem ser trabalhados de forma mais dinâmica e interativa, desse modo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em trabalhos acadêmicos e documentos oficiais visando observar como a geometria é abordada e quais metodologias de ensino são mais viáveis para o ensino deste conteúdo. Assim, optou-se em abordar os tópicos relacionados a área e perímetro de figuras planas como quadrado, triângulo, retângulo e paralelogramo por meio da utilização de materiais manipuláveis, tendo em vista que estes podem favorecer a aprendizagem de matemática e proporcionar um processo de ensino proveitoso. O desenvolvimento desta oficina foi realizado na Escola Estadual Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro, localizada na cidade de Santa Cruz/RN, onde participaram da atividade 80 alunos do primeiro ano do ensino médio. Como resultados, constatou-se que a maioria dos estudantes compreendeu bem os tópicos apresentados com esta metodologia e demonstraram interesse e envolvimento. Portanto, ao analisar os resultados obtidos, conclui-se que o ensino de geometria utilizando materiais manipuláveis torna-se uma opção viável.