Este trabalho tem como objeto de estudo o princípio pedagógico da autonomia e colaboração entre os sujeitos do campo e o sistema nacional de ensino. O objetivo geral foi identificar fundamentos teóricos, em obras de Paulo Freire, para o princípio pedagógico da autonomia e colaboração entre os sujeitos do campo e o sistema nacional de ensino, na Educação do Campo. E, para alcançar o objetivo geral foram delineados os seguintes objetivos específicos: compreender o princípio pedagógico da autonomia e colaboração entre os sujeitos do campo e o sistema nacional de ensino, na Educação do Campo; apontar a necessidade de colaboração entre os sujeitos do campo e o sistema nacional de ensino para a consolidação do projeto de Educação do Campo, que considere a diversidade e as necessidades do campo; demonstrar a relação intrínseca do projeto de Educação do Campo com a proposta de educação problematizadora/libertadora de Paulo Freire. Trata-se de pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, utilizando como referencial principal obras de Freire (2006, 2007), respectivamente “À Sombra Desta Mangueira” e “Política e Educação”. A teoria de Freire aponta elementos essenciais para fundamentar o princípio analisado, tais como: a autonomia, o diálogo, a valorização da cultura, a democracia, a participação, dentre outros. Concluímos que o referencial freireano constitui base essencial para os modos de pensar e de fazer Educação do Campo. As obras estudadas oferecem elementos importantes para a compreensão do princípio pedagógico em análise, especialmente em relação ao aspecto político da educação, destacando a participação dos sujeitos do campo na gestão da educação.