Nesta pesquisa abordou-se o conceito do gênero televisivo telenovela, as características dessa modalidade de narrativa seriada e sua importância no Brasil e na América Latina como um elemento de mediação cultural, tendo como foco a sexualidade. Trata-se de um recorte de tese de doutoramento que teve como objetivo investigar, interagindo com futuros professores de diversas licenciaturas, a relevância das telenovelas brasileiras como um cariz educador, possibilitando reflexão sobre valores e comportamentos sexuais. Os resultados desta investigação advêm das respostas à pergunta: “As telenovelas brasileiras têm um cariz educador, proporcionando uma reflexão sobre valores e comportamentos sexuais?”. No método foram incluídas discussões sobre cenas de telenovelas da Rede Globo de Televisão com temáticas relacionadas à orientação homossexual e à identidade de gênero, com Grupos Focais tendo como participantes estudantes dos cursos de licenciatura da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina). A definição da temática justifica-se por ser algo ainda pouco debatido na sociedade, que na escola pode contribuir para a desconstrução de mitos e preconceitos, promoção de valores democráticos de respeito ao outro, repercutindo em transformação social. A fundamentação teórica sobre o gênero telenovela foi apoiada nas pesquisas desenvolvidas por Machado (2000), Martin-Barbero (2004) e Lopes (2008, 2014) sobre sexualidade em autores como Michel Foucault(2017, 2009)e Judith Butler(2018), Miskolci(2009), Sousa(2009) Lauretis(1984) e Freire(2010, 2004) na busca de uma educação dialógica. Como resultado da análise dos conteúdos, concluiu-se que as telenovelas transmitem informações importantes sobre sexualidade que geram conhecimento sobre o assunto; abrem espaços para sociedade discutir valores e posturas sexuais; são norteadoras para uma busca de autoconhecimento e conhecimento aprofundado sobre sexualidade e educação sexual e podem ser utilizadas como um recurso pedagógico no trabalho de educação sexual em espaços formais e não formais de aprendizagem. Constatou-se também haver uma lacuna na formação acadêmica regular e continuada em sexualidade. Tal fato ocasiona ausência de ações docentes que contemplem o trabalho intencional e formal de educação sexual em instituições de ensino, que abordem temas relacionados à diversidade da sexualidade.