Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA: ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS RESULTADOS DE UMA AVALIAÇÃO ESCRITA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94931
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 390
    "inscrito_id" => 8937
    "titulo" => "APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA: ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS RESULTADOS DE UMA AVALIAÇÃO ESCRITA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO."
    "resumo" => "A Biologia é uma disciplina de grande valor, tendo em vista que nela se estuda os seres vivos, incluindo: a origem da vida, modos de vida, reprodução, fisiologia, sua função, dentre outros aspectos. Neste sentido, engloba tudo aquilo que está em nossa volta, nos ensina o que é a vida. É de grande importância observar e conhecer o nível de aprendizagem dos alunos, pois mostra se eles realmente estão assimilando o conteúdo de determinada disciplina. Este estudo trata-se de uma investigação quantitativa e foi realizado em uma instituição que atende alunos de Ensino Médio Integrado. Os sujeitos da pesquisa foram 88 estudantes matriculados em turmas de 1°, 2° e 3° anos do curso Integrado em Informática. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário contendo 30 questões de Biologia que contemplam diferentes áreas, sendo elas: microbiologia, biologia celular, fisiologia, genética, bioquímica e botânica. Os resultados da análise mostraram que a média de acertos dos alunos de 3° ano foi relativamente maior do que a média de acertos dos alunos de 1° e 2° ano. Contudo, observa-se pouca variação entre a média de acertos de alunos de 1° e 2° ano. Na correlação entre sexo e número acertos, observou-se uma média suavemente maior de acertos dos estudantes do sexo masculino quando comparado com a média de estudantes do sexo feminino. Se faz necessário ter o conhecimento em relação ao ensino-aprendizagem das turmas, para que se tenha mais êxito ao trabalhar o conteúdo em sala de aula, tendo em vista que podem ser diagnosticadas as dificuldades dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "66706d056331e_17062024140613.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => "2024-06-17 14:06:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THALISSON TEIXEIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "THALISSON GOMES"
    "autor_email" => "thalissonteixeira77@outlo"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94931
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 390
    "inscrito_id" => 8937
    "titulo" => "APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA: ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS RESULTADOS DE UMA AVALIAÇÃO ESCRITA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO."
    "resumo" => "A Biologia é uma disciplina de grande valor, tendo em vista que nela se estuda os seres vivos, incluindo: a origem da vida, modos de vida, reprodução, fisiologia, sua função, dentre outros aspectos. Neste sentido, engloba tudo aquilo que está em nossa volta, nos ensina o que é a vida. É de grande importância observar e conhecer o nível de aprendizagem dos alunos, pois mostra se eles realmente estão assimilando o conteúdo de determinada disciplina. Este estudo trata-se de uma investigação quantitativa e foi realizado em uma instituição que atende alunos de Ensino Médio Integrado. Os sujeitos da pesquisa foram 88 estudantes matriculados em turmas de 1°, 2° e 3° anos do curso Integrado em Informática. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário contendo 30 questões de Biologia que contemplam diferentes áreas, sendo elas: microbiologia, biologia celular, fisiologia, genética, bioquímica e botânica. Os resultados da análise mostraram que a média de acertos dos alunos de 3° ano foi relativamente maior do que a média de acertos dos alunos de 1° e 2° ano. Contudo, observa-se pouca variação entre a média de acertos de alunos de 1° e 2° ano. Na correlação entre sexo e número acertos, observou-se uma média suavemente maior de acertos dos estudantes do sexo masculino quando comparado com a média de estudantes do sexo feminino. Se faz necessário ter o conhecimento em relação ao ensino-aprendizagem das turmas, para que se tenha mais êxito ao trabalhar o conteúdo em sala de aula, tendo em vista que podem ser diagnosticadas as dificuldades dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "66706d056331e_17062024140613.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => "2024-06-17 14:06:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THALISSON TEIXEIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "THALISSON GOMES"
    "autor_email" => "thalissonteixeira77@outlo"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Biologia é uma disciplina de grande valor, tendo em vista que nela se estuda os seres vivos, incluindo: a origem da vida, modos de vida, reprodução, fisiologia, sua função, dentre outros aspectos. Neste sentido, engloba tudo aquilo que está em nossa volta, nos ensina o que é a vida. É de grande importância observar e conhecer o nível de aprendizagem dos alunos, pois mostra se eles realmente estão assimilando o conteúdo de determinada disciplina. Este estudo trata-se de uma investigação quantitativa e foi realizado em uma instituição que atende alunos de Ensino Médio Integrado. Os sujeitos da pesquisa foram 88 estudantes matriculados em turmas de 1°, 2° e 3° anos do curso Integrado em Informática. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário contendo 30 questões de Biologia que contemplam diferentes áreas, sendo elas: microbiologia, biologia celular, fisiologia, genética, bioquímica e botânica. Os resultados da análise mostraram que a média de acertos dos alunos de 3° ano foi relativamente maior do que a média de acertos dos alunos de 1° e 2° ano. Contudo, observa-se pouca variação entre a média de acertos de alunos de 1° e 2° ano. Na correlação entre sexo e número acertos, observou-se uma média suavemente maior de acertos dos estudantes do sexo masculino quando comparado com a média de estudantes do sexo feminino. Se faz necessário ter o conhecimento em relação ao ensino-aprendizagem das turmas, para que se tenha mais êxito ao trabalhar o conteúdo em sala de aula, tendo em vista que podem ser diagnosticadas as dificuldades dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.