A metacognição diz respeito ao conhecimento do próprio conhecimento, à regulação da aprendizagem e à organização dos próprios processos cognitivos. Estudos realizados anteriormente apontam que o desenvolvimento de estratégias metacognitivas em estudantes surge como possibilidade de intervenção para melhoria do processo de aprendizagem destes, bem como, promovem um melhor desenvolvimento cognitivo. As melhorias apresentadas estão relacionadas, especificamente, a duas estratégias específicas, a saber: (i) tomada de consciência acerca das competências necessárias para realização de uma tarefa, e, (ii) da capacidade de avaliar as atividades propostas e realizar as correções necessárias. Essas habilidades podem ser desenvolvidas a partir da mediação exercida pelo docente, e, uma forma de mediação proposta refere-se à utilização de estratégias de ensino metacognitivas (EEM), as quais são capazes de conectar a instrução dos conteúdos científicos ao desenvolvimento do pensamento metacognitivo e a autorregulação da aprendizagem. O presente artigo tem como objetivo dialogar acerca da utilização destas estratégias no trajeto da aprendizagem do discente, enquanto processo de escolarização, isto posto, propõe-se a realização de uma revisão da literatura especializada na temática da influência da metacognição para aprendizagem escolar. Para tanto realizar-se-á um levantamento de produções publicadas nos últimos cinco anos em revistas especializadas da área educacional, de forma a apontar possibilidades de utilização das estratégias metacognitivas como suporte ao processo de ensino e aprendizagem.