O presente trabalho tem como objetivo descrever as atividades realizadas durante as práticas institucionais no Estágio Curricular Supervisionado I do curso de Psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Essas atividades ocorreram entre os meses de outubro à dezembro de 2021, durante o isolamento social devido a pandemia da COVID-19, de forma remota, em uma escola de ensino básico na rede municipal da cidade de João Pessoa na Paraíba. Dentre as atividades desenvolvidas ressalta-se a realização de assessoramento psicopedagógico com a equipe docente da instituição. O trabalho foi realizado em colaboração com a professora de uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental I. Inicialmente foram realizadas entrevistas com a equipe pedagógica da instituição e, a partir das demandas observadas, foi elaborado um plano de intervenção psicopedagógica. As atividades foram elaboradas em forma de jogos digitais pensados para o ensino da língua portuguesa, com foco em conteúdos que trabalhassem as famílias silábicas das letras D, T, V, F, B e a compreensão das sílabas iniciais e finais das palavras (aliteração e rima). Foram criados dois jogos digitais disponíveis no site Wordwall com atividades pautadas nas metodologias da consciência fonológica, que consistem nos processos de aprendizagem da leitura e da escrita e no conceito de gameficação, utilizando o formato dos jogos para realizar atividades educacionais, com foco na intervenção dos alunos que apresentavam dificuldades de aprendizagem. Os recursos digitais foram propostos para auxiliar o planejamento da docente nas atividades de ensino-aprendizagem que ocorreram de maneira remota. Essa atuação no estágio institucional permitiu intensificar o conhecimento a respeito da utilização de novas estratégias e jogos digitais no assessoramento psicopedagógico. Espera-se que o presente trabalho contribua para pesquisas e estudos futuros e que as estratégias utilizadas possam ser intensificadas a fim de potencializar a aprendizagem de crianças em processo de alfabetização.