Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONSTRUÇÃO DO SER UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES DOS TRAJETOS UNIVERSIDADE-CASA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente estudo é um desdobramento da monografia de conclusão de curso, em andamento, intitulada “A construção do Ser universitária: Reflexões acerca dos trajetos universidade-casa”, desenvolvida no curso de Pedagogia, do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Proponho investigar como as experiências vivenciadas nos percursos dos trajetos universidade-casa afetam a construção das identidades e experiências das estudantes mulheres com a universidade. O objetivo da pesquisa é refletir sobre a mobilidade das graduandas no trajeto universidade-casa, levando em consideração as experiências subjetivas de mulheres universitárias, mulheres diversas, moradoras de comunidades rurais, de cidades e estados fora da cidade do campus que fica localizado em Cajazeiras, no Alto Sertão Paraibano. Metodologicamente optamos por uma abordagem qualitativa através da pesquisa narrativa, uma técnica de entrevista desenvolvida por Fritz Schutze, na década de 1970, que teve como intuito romper com a tradicionalidade de perguntas respostas no desenvolvimento de produções de dados em pesquisas sociais (SCHUTZE, 2011 apud SOUSA et al.; 2021). Essa técnica, segundo Sandra Jovchelovitch e Martisn Bauer (2002 apud SOUSA et al.; 2021), objetiva a reconstrução dos acontecimentos por meio da perspectiva das narradoras. A pesquisa é teoricamente amparada na perspectiva de autoras decoloniais, a exemplo hooks (2018) e Evaristo (2007-2020). Com base no pensamento de Lino; et al.; (2020), o desafio é colocar em evidência a voz de sujeitas historicamente “sem voz”, subalternas, e traçar caminhos metodológicos, que possam possibilitar ouvi-las, apontando para as formas que a desigualdade de gênero assume na universidade, denunciando as barreiras historicamente impostas às mulheres, que historicamente encontram desafios na ocupação dos espaços públicos, o que constitui verdadeiras barreiras ao acesso e permanência das mulheres na universidade.

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