O referido artigo visa compartilhar inquietações de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida nos Centros Educacionais Infantis da cidade de Parintins-AM com o intuito de investigar acerca da importância do profissional de psicologia na Educação Infantil, sendo assim outro profissional que junto dos demais contribui com os desafios e possibilidades enfrentados no cotidiano escolar. Partindo desta perspectiva, nesta comunicação especificamente, pretendemos refletir acerca da importância de trabalhar as emoções na educação. Apresentamos as discussões debates em torno da Lei 13.935/2019 que garante os serviços do profissional de psicologia e serviço social nas escolas, compondo a equipe multiprofissional e atuando no desenvolvimento de bem estar dos estudantes na educação. Partimos de uma metodologia qualitativa, marcada pela observação participante do cotidiano escolar, entrevista junto aos profissionais da educação sobre o que estes pensam acerca da inserção dos profissionais de psicologia na educação infantil e construção de espaços onde se possam trabalhar as emoções na educação infantil em meio ao contexto amazônico. Compartilhamos e dialogamos a partir de alguns resultados obtidos na pesquisa feita na cidade de Parintins-AM. Os referenciais teóricos e epistemológicos estão ancorados nas de obras das autoras: Maria Helena de Souza Patto; Mirian Rodrigues; Raquel Souza Lobo Guzzo e o Conselho Federal de Psicologia (CFP), considerando, sobretudo a pedagogia e psicologia histórico crítica.