A Matemática é uma ferramenta poderosa que nos ajuda a entender o mundo ao nosso redor e a desenvolver habilidades. Pensando nisso, este trabalho teve como objetivo desmistificar a Matemática, que por muitas vezes é vista pelos estudantes como chata, difícil e desprovida de sentido, mostrando aos alunos que a Matemática pode ser divertida, criativa e aplicada em diferentes contextos, ajudando a construir uma base sólida para o desenvolvimento do interesse e da compreensão da disciplina. Nessa perspectiva, foi desenvolvido um Projeto em alusão ao Dia Nacional da Matemática. O projeto nomeado de OPM (Oficinas Pedagógico-Matemáticas), vivenciado numa EREM (Escola de Referência em Ensino Médio) do município de Caruaru-PE. Partindo dos pressupostos da educação integral e interdimensional, o Projeto OPM foi ministrado pelos alunos monitores, o que mostra um envolvimento ativo e proporciona uma oportunidade para eles se aprofundarem nos conceitos matemáticos enquanto ajudam seus colegas. Essa abordagem de aprendizagem colaborativa pode ser muito benéfica, pois permite que os estudantes desenvolvam habilidades de comunicação, liderança e trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que reforçam seu próprio entendimento dos conceitos matemáticos. Foram ofertadas 12 (doze) oficinas práticas pedagógicas por estes monitores para os demais alunos da escola. Dentre as oficinas ofertadas tivemos: Mandalas, Kahoot e Matemática, Jogos de Tabuleiro, Jogos Africanos, Origamis entre outras. Essa experiência diferente de aulas expositivas pode despertar o interesse dos estudantes e mostrar a eles um lado mais atrativo e prático da Matemática.