A Mudança Conceitual (MC) refere-se à transformação das concepções errôneas ou simplistas, que os estudantes podem apresentar, levando-os a construir uma compreensão mais precisa e científica dos conceitos biológicos. Essa abordagem tem se mostrado uma promissora para o ensino das Ciências Biológicas, permitindo aos alunos a construção de um conhecimento mais sólido. O ENPEC é um importante evento científico que reúne pesquisadores da área de educação em ciências, e portanto, pode fornecer um panorama das tendências e apontamentos sobre a mudança conceitual no ensino das Ciências Biológicas. Para realizar esta pesquisa, foi realizada uma busca exploratória nos anais das 3 últimas edições do ENPEC (2017; 2019; 2021). Foram selecionados trabalhos que abordaram estratégias e metodologias de ensino, práticas pedagógicas e inferências epistemológicas da formação de conceitos. Os resultados obtidos no estudo dos 15 trabalhos selecionados revelaram que sobre a mudança conceitual predomina-se ainda a perspectiva de perfil conceitual elaborada por Eduardo Mortimer. Entretanto, é possível constatar a ascensão de outras temáticas com contribuição para o fortalecimento da MC como: a Modelagem analógica proposta por Mozzer, a noção de Tendência aquecida de Dole e Sinatra, e ainda as práticas de argumentação, ensino por investigação e construção de mapas conceituais. A presença desses temas na pesquisa indica que a comunidade educacional reconhece a importância de abordar estratégias pedagógicas que promovam a mudança conceitual no ensino de ciências biológicas. Essas abordagens convergem na tentativa de possibilitar que os estudantes desenvolvam uma compreensão científica mais sólida e coerente a partir dos conceitos biológicos.