No presente artigo foi aplicado uma revisão bibliográfica, e trata das reflexões dos jogos esportivos coletivos e a lógica do jogo no processo organizacional em meio a possíveis metodologias de ensino aplicadas, observando as transformações e a inserção dessas no treinamento esportivo sem perder a identidade e o caráter do jogo. Sendo assim, este estudo se caracteriza pela investigação das várias opções para aplicação de metodologias de ensino presentes nos jogos coletivos esportivos, assim como entender a lógica do jogo nos mais variados esportes. Nos primeiros apontamentos buscamos conhecer o que são jogos esportivos coletivos e quais as principais metodologias utilizadas para sustentar a lógica do jogo no processo de ensino aprendizagem, além de entender o processo organizacional sistêmico. O jogo tem uma natureza própria, o que indica que qualquer esporte antes de ser posto como uma ferramenta que promove vários sentimentos e emoções antes de tudo ele não deixa de ser jogo e de ter sua natureza. É de grande importância que se entenda esses processos metodológicos e suas variações para conhecer os melhores caminhos e as possibilidades para uma contribuição mais eficiente do treinador no seu método de ensino sem perder as características do jogo, sustentando a sua naturalidade.