O presente trabalho se refere à discussão atinente a temática animais vertebrados e educação ambiental, no contexto do ensino de ciências no 7º ano do ensino fundamental, em uma escola da rede particular localizada no Município de Moreno, no Estado de Pernambuco. Objetivou-se no estudo instigar a curiosidade e a ação-reflexão-ação sobre os animais vertebrados em interligação com problemáticas ambientais. Para tal, elegeu-se a relação didática ensino- pesquisa como fio condutor na construção de saberes escolares numa perspectiva crítica, tendo por base uma aula dialogada com a turma, aplicação de questionário com intenção de avaliação diagnóstica de conhecimentos prévios dos educandos sobre o objeto de estudo e na sequência utilização de entrevista com questões a comunidade. Trata-se de um estudo de caso, na esfera educacional, com abordagem qualitativa. Mediante a apreciação dos resultados recolhidos, aponta-se que a inserção de situações problemas, com abordagem didática por investigação, nas quais os alunos assumiram o papel de investigadores, permitiram aprendizagem significativa. Observou-se que estudantes ampliaram a visão de mundo acerca da realidade aos quais estão inseridos, clarificando questões ambientais e a necessidade de respeito aos cordados, ao ser humano, ao mundo e a natureza. Neste sentido, defende-se que no ensino de ciências e educação ambiental precisa-se cada vez mais avançar com atividades que situem a responsabilidade social frente ao mundo.