PROCESSO DE FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DO MÚSICO POPULAR: POR UMA NOVA SONORIDADE NOS ESPAÇOS ACADÊMICOS.
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Com isso, objetivamos a reflexão acerca da formação dos músicos populares, estabelecendo o diálogo a partir da profissionalização e das ofertas de currículos populares nos Conservatórios e Universidades. Diante do recorte histórico, é necessário a percepção de que a aprendizagem do músico popular está completamente imersa em seu meio de convivência social, musical e, consequentemente, profissional. Estes adquirem a competência profissional a partir da educação informal que são “[...] processos de aquisição de conhecimentos, experiências, ideias, valores, práticas, que não estão ligados especificamente a uma instituição”. (LIBÂNEO, 1994, p.17). A autonomia, presente na formação destes profissionais, faz parte do processo da autoaprendizagem, que ocorre quando o músico conduz a sua própria formação. Segundo Corrêa (2000), acontece a aprendizagem quando os músicos são os protagonistas dos seus estudos, não transitando pelos meios formais de ensino. 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