Este artigo trata- se de um relato de experiências pibidianas do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, tendo como objetivo analisar qual o lugar que a literatura infantil ocupa no currículo escolar desta instituição e qual tipo de leitor a mesma deseja formar. Nessa perspectiva, a pesquisa em andamento se desenvolve na instituição de atuação a qual foi tida como base de trabalho de campo, ou seja, uma Escola Municipal localizada na zona urbana da cidade de João Pessoa -PB, nas turmas do 1° e 2° ano, considerando que estas foram as turmas que atuamos. O interesse por essa pesquisa se deu a partir de nossas atuações na instituição com as referidas turmas, ao percebemos que os alunos não possuíam uma rotina de leitura na sala de aula nem em qualquer outro ambiente da escola, tendo em vista que os únicos livros com o qual mantinham contato diariamente era os livros didáticos utilizados diariamente para realizar as atividades de classe/casa. O caminho metodológico segue uma abordagem qualitativa de pesquisa, por meio da observação e o uso de questionário direcionado aos professores das turmas trabalhadas. Por fim, concluímos que é necessário o debate acerca da temática para se refletir a importância de trabalhar o lúdico e a imaginação da criança no exercício do ensino, além de investimentos públicos na formação continuada dos docentes para o trabalho com a literatura no espaço escolar.